Cidade

Buscas seguem pelas localidades do Morro da Oficina e Chácara Flora

Neste domingo (28), o Governo Municipal segue acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros nas buscas aos desaparecidos, que continuam pelas localidades do Alto da Serra, Morro da Oficina e Chácara Flora. Até o momento, a equipe Técnica e Científica da Polícia Civil registrou 229 óbitos, sendo 136 mulheres, 93 homens e 43 menores. Os peritos ainda atuam na análise de DNA de despojos recuperados pelas áreas afetadas. Em último levantamento, da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), da Polícia Civil, o município tem 20 desaparecidos.

As equipes da Secretaria de Defesa Civil oferecem suporte aos trabalhos de buscas com avaliação estrutural e acompanhamento da desobstrução das áreas onde há suspeita de haver vítimas. Nesta semana, a Defesa Civil tem atuado na detonação de rochas em áreas em que o Corpo de Bombeiros precisa trabalhar. Hoje, mais uma rocha será retirada do Morro da Oficina para que os trabalhos no local avancem.

“Esse é um trabalho que tem oferecido agilidade e é feito a partir de uma técnica que usa uma reação química para a detonação, sem explosivos, portanto mais segura”, destaca o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

A Defesa Civil também atua com reforço nas equipes para acelerar a realização das vistorias das regiões afetadas. As equipes técnicas se dedicam na análise por áreas e na sequência, avaliam as estruturas dos imóveis dentro dos trechos de interdições. Já foram registradas mais de 3200 ocorrências, sendo maior parte delas por deslizamentos. As equipes técnicas têm recebido o suporte do Departamento de Recursos Minerais (DRM), Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), além de engenheiros e geólogos voluntários.

13 escolas continuam abertas como ponto de apoio para população afetada

As equipes da Secretaria de Assistência Social seguem com o atendimento a 875 pessoas nas unidades escolares da rede pública, que estão sendo usadas como ponto de apoio. Hoje, os locais abertos para receber a população de área de risco são: E.M. Papa João Paulo; E. Germano Valente, E. Rubens de Castro Bomtempo, CEI Chiquinha Rolla, E. M. Geraldo Ventura Dias, E. M. Duque de Caxias, E. Paróquia Bom Jesus, E. M. Alto Independência, E. M. Joaquim Deister, E. Comunidade Santo Antônio, E. M. Maria Campos, E. São João Batista, E. Paroquial N. Sra. da Glória e Colégio Estadual Rui Barbosa.

Mais de 41 mil toneladas de entulho já foram retiradas das ruas após as chuvas

A Prefeitura de Petrópolis segue atuando com força tarefa, em diferentes frentes, para recuperar o município após as chuvas do dia 15. Equipes trabalham na limpeza, desobstrução e recuperação de vias, restabelecimentos de serviços, reforço na segurança, além do atendimento à população afetada e resgate de vítimas, que são a prioridade.

Até o momento, foram liberadas 16 vias que estavam bloqueadas por deslizamentos, 41 mil toneladas de entulho já foram descartados, mais de 1400 vistorias a imóveis estão em andamento, 432 carros danificados pela chuva foram retirados das ruas, o abastecimento de energia elétrica foi normalizado para 30 mil usuários e o fornecimento de água normalizado em 96,3% dos usuários.

“Passados 12 dias da forte chuva que afetou a nossa cidade, conseguimos ver os avanços que já alcançamos com o trabalho integrado de diversas equipes de todos os setores do governo e demais órgãos”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que tem acompanhado de perto o trabalho do Gabinete Integrado de Gestão de Desastres, que reúne todos os órgãos no Colégio Estadual D. Pedro II desde o início das operações de recuperação da cidade.

Forças armadas seguem com o suporte na cidade

Os militares do Exército, Marinha e Aeronáutica continuam na cidade oferecendo suporte às ações de recuperação. Esse reforço tem sido direcionado para apoio na segurança, controle do trânsito, limpeza e desobstrução de vias e sobrevoos para reconhecimento de áreas. Hoje (27), militares da Marinha atuam na limpeza do entorno do Museu Imperial, desobstrução das ruas Conde Afonso Celso e Alberto Torres. O transporte e distribuição também têm tido a ajuda do Exército.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).