Petrópolis terá um instituto municipal de geologia: o Geo-Serra, como parte da política pública de prevenção aos desastres no município. A Prefeitura encaminhará projeto de lei sobre a criação do Instituto à Câmara Municipal.
Bomtempo destacou que a medida consolida as ações de resposta e prevenção aos desastres no município. De acordo com o prefeito, “a Defesa Civil foi profissionalizada e transformada em secretaria em 2013, com construção de contenção de encostas em todo o município, contratação de geólogos, campanhas de sensibilização, presença nas comunidades, por meio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec) e capacitações.”
O modelo do Instituto Municipal de Geologia será inspirado na Geo-Rio, entidade responsável pela avaliação de risco geológico-geotécnico da capital do Estado que é referência nacional. “Esta será uma grande oportunidade para termos mais profissionais capacitados e, desta forma, propor novas soluções”, disse o coordenador especial de Articulação Institucional, Rafael Simão.
Faculdade de Geologia
Outra demanda de Bomtempo neste sentido é um ofício solicitando à Universidade Federal Fluminense (UFF) a implantação, em Petrópolis, do curso universitário de Geologia. A UFF foi, em 2015, a primeira universidade pública instalada em Petrópolis, com o curso de Engenharia de Produção.
“Desta forma, não só damos nova oportunidade para os nossos jovens, mas vamos ter a possibilidade de formar técnicos que conheçam as características do nosso território, que tem circunstâncias diferentes dos demais municípios. Isso é muito importante para as ações”, disse o prefeito Bomtempo.