Com o anúncio de investimento de quase R$ 200 milhões em obras como contenção de encostas, recuperação de vias, calçadas e canal, o Governo do Estado informou que acompanha as obras emergenciais referentes às chuvas de fevereiro e março, que ficaram sob sua responsabilidade na divisão de tarefas entre estado e município.
Responsável pelas ações de limpeza e remoção de mais de 100 mil toneladas de entulhos durante a força-tarefa montada pelo estado após a tragédia, o Secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi ressaltou o trabalho de recuperação em Petrópolis.

“Estamos trabalhando para que os prejuízos causados pelas chuvas fiquem no passado o mais rápido possível. Além das intervenções que estão em andamento, seguimos prestando apoio com nossos maquinários e finalizando o projeto para as obras emergenciais também no túnel Extravasor, cujo a obra definitiva será feita pelo INEA”, explicou Rogério Brandi.
Na Avenida Washington Luiz, próximo da antiga fábrica de tecidos, o governo do estado informou que está reconstruindo os muros de contenção do Rio Quitandinha nos trechos que sofreram erosão nas margens, recuperando os muros de pedra remanescentes, refazendo a canalização e recompondo o pavimento e guarda-corpo entre as ruas Rocha Cardoso e Doutor Nelson Rocha de Sá Earp.

Na Avenida Getúlio Vargas estão sendo feitas obras de contenção de encostas, a recuperação da cobertura vegetal do morro e drenagem das ruas. Já na Rua Conde D´Eu, estão em andamento a contenção de encostas, a recuperação do morro e a revegetação da encosta e recuperação da rede de drenagem.

O mesmo tipo de intervenção acontece nas ruas Teresa, 24 de Maio e Nova, no Centro, que terão ainda a remoção de rochas soltas e a fixação do maciço rochoso que ficou exposto, através de chumbamento e envelopamento com telas de aço. Desde fevereiro, a população cobra agilidade na remoção da rocha na Rua Nova, que corre risco de desabamento e tem tirado o sono de moradores da região.
Já as obras na Rua Pedro Ivo têm como foco a recuperação da calçada e parte da via, que deslizou com o impacto das chuvas. Estão sendo feitas obras de contenção de encostas, recuperação da encosta e recuperação da drenagem.