Cidade

Centro de Saúde realiza mutirão de ultrassonografia mamária neste sábado

Após zerar a fila de mamografias no município, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Saúde Coletiva, está se preparando para a realização de um mutirão de ultrassonografias mamárias, represadas entre os anos de 2019 e 2020. As equipes da unidade já iniciaram a triagem e estão entrando em contato com as pacientes que estão na fila de espera para agendar os procedimentos. A primeira ação acontece neste sábado (07).

“Providenciamos a contratação de um médico ultrassonografista de mama, o que tem acelerado os atendimentos. Estamos investindo na garantia da saúde das mulheres, o que é um dos principais focos do governo municipal. O objetivo é fortalecer essa rede de atenção e oferecer um serviço de qualidade”, destaca o prefeito Rubens Bomtempo.

Segundo o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, o mutirão vai acontecer nos quatro sábados de maio e a previsão é de realizar, pelo menos, 40 procedimentos nos dias das ações. “Esse exame complementa o rastreamento iniciado com a mamografia. Tanto para os mutirões, quanto para os atendimentos normais, temos equipes preparadas para atender a demanda. Pensando no Dia das Mães, escolhemos o mês de maio para incentivar a prevenção e a saúde da Mulher”, explica o secretário.

“Estamos determinados em realizar esses atendimentos, nosso objetivo é resgatar esses pacientes, estabelecendo acolhimento e resolutividade as demandas necessárias”, frisa a diretora do Centro de Saúde, Célia Bretas.

Saúde realiza mais de 2 mil mamografias entre janeiro e abril

Mais de 2,1 mil mamografias foram realizadas pela rede pública de saúde, em Petrópolis, nos primeiros quatro meses deste ano. Apenas no Centro de Saúde Coletiva foram feitos 1.271 procedimentos, enquanto no Hospital Alcides Carneiro foram 924 exames executados neste mesmo período, totalizando 2.195 atendimentos. Neste momento, apenas sete pessoas aguardam agendamento, enquanto outras duas não foram localizadas através dos telefones de contato deixados nas unidades.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, após zerar a fila, os exames estão sendo realizados em até 24 horas, além dos atendimentos feitos por livre demanda, no Centro de Saúde. Basta apresentar o pedido médico para a realização do procedimento. “A medida está sendo possível graças a ampliação do serviço no Centro de Saúde que, desde o início de março, está disponibilizando quase 40% a mais de vagas do exame que permite o rastreamento do Câncer de Mama”, explica Curvelo.

“A mamografia é um exame que permite a identificação precoce da doença, considerada o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. Com essas medidas, temos conseguido fortalecer a busca ativa, otimizando a oferta de exames e com isso aumentando a cobertura e adesão das pacientes a rastreio precoce”, explica Célia Bretas, diretora do Centro de Saúde.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).