Nesta sexta e sábado (20 e 21), o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, unidade da Fiocruz em Petrópolis, abre suas portas para as atividades presenciais e gratuitas da Semana do Alimento Orgânico, com o tema “Orgânico ou Agroecológico?”. A iniciativa integra um movimento nacional, que acontece todo ano na última semana de maio, motivada pela Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo é oferecer informações aos consumidores quanto aos produtos orgânicos, onde encontrá-los e como são produzidos, além de divulgar e discutir com a população os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos.
Durante os dois dias de evento acontecerão rodas de conversa, oficinas de compostagem e de horta suspensa, plantio de hortaliças, visita às caixas de abelhas sem ferrão e feira para exposição e venda de alimentos agroecológicos e artesanatos, oriundos de produtores e agricultores agroecológicos do quilombo da Boa Esperança (de Areal), Rede Bonfim Mais Verde, Brejal, Rocio e Secretário.
No Fórum Itaboraí, a iniciativa é liderada pela equipe do Programa de Biodiversidade, Agroecologia e Saúde da instituição, que agregou ao título do evento a pergunta: “Orgânico ou Agroecológico?”, com o objetivo de propor reflexão e discussão mais amplas sobre termos e conceitos (tais como alimento natural, orgânico, agroecológico, transgênico, comercial, processado, entre outros) e sobre sistemas de plantio e relações humanas e ambientais na agricultura urbana. Inclusive, segundo Lília Gomes, farmacêutica e membro da equipe do Fórum, a proposta é que os saberes circulem durante o evento, não apenas com as atividades programadas, mas que possam estar também nas conversas entre visitantes e expositores. “Por isso organizamos a feira. No nosso entendimento, feira não é apenas um espaço comercial, de compra e venda, mas, sobretudo, de trocas, de curiosidades, de compartilhamento de experiências, dicas, dúvidas e até de compartilhamento de receitas!”, destaca Lília.
Além da programação da Semana do Alimento Orgânico, quem estiver no Fórum Itaboraí poderá aproveitar e visitar a exposição Reflorescer Petrópolis – responsabilidade ambiental é um dever de todos, co-criada por lideranças comunitárias petropolitanas que participaram do Fala Tu – curso de formação em comunicação comunitária, promovido pelo Fórum Itaboraí, em parceria com a instituição carioca Observatório de Favelas.
Programação e serviços:
Dias 20 e 21/05 (sexta e sábado) das 9h às 16h.
Atividades permanentes ao longo do evento: exposição e feira para venda de alimentos agroecológicos e artesanatos.
Dia 20/05 (sexta-feira)
- 9h – abertura do evento
- 9h15 – plantio de hortaliças e visita às caixas de abelhas
- 10h30 – oficina sobre compostagem
- 13h30 – oficina sobre compostagem
- 14h – plantio de hortaliças e visita às caixas de abelhas
Dia 21/05 (sábado)
- 10h30 – roda de conversa: “O olhar do consumidor: alimentação saudável”.
- 14h30 – oficina de horta suspensa
Exposição Reflorescer Petrópolis – responsabilidade ambiental é um dever de todos
Período: de 14 a 28 de maio de 2022
Horários: De segunda à sexta, de 8h às 17h, e aos sábados de 9h às 16h.
Visitação à Trilha do Arboreto
Nos dias e horários de funcionamento do Palácio Itaboraí.
Grupos e excursões precisam agenda através do link https://www.gov.br/pt-br/servicos/visitar-o-palacio-itaborai ou email forumitaborai@fiocruz.br
Acesso: todos têm entrada franca
Local: Palácio Itaboraí – Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso, Petrópolis – RJ