Já estão abertas as inscrições para a III Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas. Com o tema “Uso e Abuso de drogas, a importância de uma abordagem humanizada”, o evento, organizado pela Secretaria de Saúde, acontece no próximo dia 30 de julho, a partir das 8h, na Universidade Estácio de Sá, no Bingen. Na ocasião, o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas será reativado.
Palestras e discussão de três eixos temáticos relacionados ao assunto fazem parte da programação. “A intenção da conferência é discutir e buscar soluções que contribuam, principalmente, para a reinserção na sociedade de pessoas que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas e ainda dar mais dignidade. O tema é de grande fragilidade, por isso o debate precisa ser feito de forma integrada, envolvendo toda a população. Além disso, com a reativação do CMPD, o desenvolvimento de políticas públicas será fortalecido”, destaca o prefeito Rubens Bomtempo.
“O objetivo da conferência é buscar soluções conjuntas para a questão das drogas, na nossa cidade. Atualmente, através do CAPS-Ad, temos 1.374 pacientes com prontuários ativos e nossa intenção é consolidar ainda mais nossas políticas públicas voltadas para este público, atuando, principalmente, nos cuidados e na prevenção”, frisa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
Como eixos temáticos foram definidos “Drogas, Violência não é solução”; “O fortalecimento das Políticas para a prevenção ao uso prejudicial de álcool e outras drogas e “O aumento do uso de Drogas lícitas e ilícitas, a partir do contexto da pandemia e promoção de saúde”. As inscrições podem ser feitas através do link https://web2.petropolis.rj.