A Secretaria de Saúde está ampliando a vacinação contra a doença meningocócica do sorogrupo C, a meningite. Antes disponível apenas para crianças menores de um ano, agora ela deverá ser aplicada em meninos e meninas de cinco até 10 anos 11 meses e 29 dias, não vacinados e trabalhadores da saúde.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, no caso dos trabalhadores da Saúde, mesmo aqueles que estejam com o esquema vacinal em dia, devem se vacinar com mais uma dose. “A imunização é uma das principais formas de prevenção e controle de qualquer doença, com a meningite não é diferente. A decisão de aumentar o público alvo foi do Ministério da Saúde. Com a ampliação desses grupos, a intenção evitar a ocorrência de surtos, hospitalizações e mortes. Já recebemos, inclusive, o reforço no estoque de doses do imunizante”, explica Curvelo.
A vacina contra a doença meningocócica faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e além desse novo público-alvo, que receberá dose única, ela devem ser aplicadas duas doses em crianças de três a cinco meses de idade, além de um reforço aos 12 meses.
Confira os postos de vacinação: