O município está trabalhando na implantação do Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência, Idosos e seus Familiares em Petrópolis. Trata-se de uma unidade de acolhimento de idosos e pessoas com deficiência, para evitar o isolamento social dessas pessoas. Para isso, o município conversa com instituições que atuam na área.
Na última sexta-feira (19), o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo, se reuniu na sede da Prefeitura (no Palácio Sérgio Fadel, na Avenida Koeler, no Centro) com representantes das entidades: Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Associação Pestalozzi de Petrópolis, Gaape (Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis) e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Também estava presente uma representante do gabinete da vereadora Gilda Beatriz, assim como servidores das secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social.
Para a implantação do Centro Dia, Petrópolis conta com recursos federais de uma emenda parlamentar do deputado Hugo Leal no valor de R$ 1,5 milhão, entre verbas de custeio e investimento.
Centro Dia
O Centro Dia é um equipamento já tipificado nacionalmente na estrutura de atendimento da assistência social. É uma unidade pública destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados.
Com o Centro Dia, busca-se evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento. A equipe do Centro-Dia compartilha, com os cuidadores das famílias, os cuidados necessários ao atendimento de idosos e de pessoas com deficiência. Com o apoio encontrado no Centro Dia, torna-se mais fácil a inclusão e a participação social.