Concer: celular e direção não combinam
Concer:  celular e direção não combinam
Agenda cultural

Casa de Petrópolis recebe lançamento do obra da psicopedagoga Maria Cecília Almeida e Silva neste sexta

Nesta sexta-feira (9), a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura vai receber o lançamento do livro “Surrealismo sempre”, das professoras Maria Cecília Almeida e Silva e Paula Padilha do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, às 19h. O evento faz parte da programação do Encontro das Palavras, que é aberto ao público. O artista plástico Luiz Aquila irá mediar a conversa que também terá a presença do gestor cultural da Firjan Sesi, Antenor Oliveira, e de Regina Malta, assessora de educação do Sesi e Senai.

“O Surrealismo segue reverberando e reivindicando uma nova compreensão de mundo, livre das amarras de um utilitarismo exacerbado”, diz Maria Cecília. De acordo com a autora, o livro, lançado em maio deste ano, foi resultado da realização de oito encontros entre o Pró-Saber e a equipe da escola SESI de Petrópolis, que contaram com a participação de 24 profissionais. Esses encontros fizeram parte do projeto Laboratório de Pensamento.

Pedagoga e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Maria Cecília tem atuado principalmente nos temas: estruturas do conhecimento, eu cognoscente, infância, arte e pensamento.

Ensino através da arte

O Pró-Saber tem como escola de aplicação a Escola de Educação Integral Padre Quinha, no Vale do Cuiabá. A escola de aplicação da metodologia do Pró-Saber funciona em modelo público-privado, integrando também a rede municipal de ensino.

Com uma proposta diferente do que é encontrado nas escolas tradicionais, a Escola Padre Quinha busca caminhos através da arte para contribuir com a construção da autonomia das crianças, ou seja, para que elas cresçam com pensamento crítico e criatividade apurada.

A cada ano, alunas e alunos, da educação infantil ao 5º ano, assim como toda a equipe, familiares e comunidade, ficam imersos em um projeto através do qual são incentivados a construir os próprios conhecimentos.

O formato se consolidou mais efetivamente a partir de 2015, com o projeto “Ópera na Escola”. O tema central incluí uma ou mais formas de Arte (teatro, música, dança, literatura) e cria uma rede de construção de conhecimento que integra todas as disciplinas.

Depois do projeto Ópera, as crianças já viraram fãs de Machado de Assis, interpretaram e sofreram com Shakespeare, conheceram pensadores como Platão e Hannah Arendt e, recentemente, mergulharam na Ecologia Integral e viajaram para o espaço e receberam até a visita de figuras históricas como Hipátia de Alexandria.

Serviço

Local: Casa de Petrópolis Instituto de Cultura– Avenida Ipiranga 716, Centro- Petrópolis

Data: Sexta, 9 de setembro, às 19h

Entrada gratuita

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).