O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, programa da presidência da Fiocruz em Petrópolis, está com inscrições abertas para quatro vagas para estágio, sendo três obrigatórias e uma não obrigatória. As oportunidades são para estudantes de Ciências Biológicas e Ciência da Informação ou Biblioteconomia. As inscrições vão até o dia 30 de setembro neste link.
Para Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí, estas são oportunidades para os estudantes que estão em busca de experiência na área. “É uma chance desses jovens que ainda estão na faculdade terem acesso a todo conhecimento que é produzido no Fórum Itaboraí seja na área de Ciências Biológicas ou de Ciência da Informação ou Biblioteconomia”, diz.
O CR mínimo para se candidatar as vagas é 7.0 e a carga horária é de 20 horas semanais. Do total de vagas, duas são para estágios não obrigatórios para estudantes de Ciências Biológicas, que estejam entre o 3º e 6º período. Entre os requisitos estão: pacote office e boa comunicação escrita e verbal.
O estagiário deverá apoiar as atividades de rotina para manutenção do Acervo Vivo do Horto-escola do Programa Biodiversidade, Agroecologia e Saúde; fazer vistorias semanais nas espécies que estão dispostas pela Trilha do Arboreto; coletar ramos floridos e/ou frutos para confecção de exsicatas; coleta e beneficiamento de frutos para guarda no Banco Ativo de Germoplasma/BAG ex-situ; fazer testes de viabilidades com as sementes do BAG ex-situ; preparar mudas com plântulas provenientes da Casa de vegetação.
Além disso, deverá apresentar relatórios bimensais de todas as atividades; participação eventos e atividades do Programa; fazer visitas guiadas pela Trilha do Arboreto quando houver solicitações agendadas e /ou visitantes esporádicos que visitam o Palácio Itaboraí.
A outra vaga é para estágio obrigatório de estudantes de Ciências Biológicas dos 7º e 8º períodos. O estagiário deverá atuar em todas as atividades relativas ao início da cadeia produtiva das plantas medicinais: identificação de espécies, coleta e tombamento de exsicatas; manutenção do BAG ex-situ de sementes; teste de viabilidades com sementes na casa de vegetação; preparo de mudas no viveiro e beneficiamento primário de matéria prima vegetal, da coleta até a confecção de droga vegetal para consumo.
Também foi aberta uma vaga para estudante de Ciência da Informação ou Biblioteconomia que estejam entre o 3º e o 6º período. Entre as atividades previstas está a de processamento técnico do acervo dos sistemas internos da instituição, colaboração com a organização do acervo físico e digital e participação do planejamento e da organização de eventos e atividades da biblioteca.
O processo seletivo conta com três etapas: 1) análise de pré-requisitos, 2) análise curricular e documental e 3) entrevista, provas e/ou dinâmicas de grupos. Os estudantes aprovados dentro do número de vagas serão convocados pelo agente integrador para procedimentos admissionais. Somente iniciam o estágio após envio da documentação completa e os termos assinados por todas as partes.