Cidade

Primeiras atrações do Bunka Sai são divulgadas

De 12 a 16 de outubro, o Bunka Sai chega a 13ª edição, no Palácio de Cristal, com uma vasta programação cultural, oficinas, comidas típicas e as fascinantes tradições orientais.

A abertura está marcada para às 11h do dia 12 de outubro, com a presença do Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba. Os hinos do Brasil e do Japão serão entoados pelos Corais Infantil do Projeto Sol, Som Movimento do Instituto Caminho da Roça e Quinteto de Cordas da Ação Social pela Música do Brasil (ASMD), com regência do Maestro Rafael Macedo. O evento segue com a tradicional Sangria do Barril de Saquê e o San San Nana Byoushi, ritual japonês que dará boas vindas ao Bunka Sai.

Durante os cinco dias de evento, os visitantes e turistas terão a oportunidade de conhecer mais da cultura oriental. A programação vai contar com apresentações de Taiko, os famosos tambores do Japão, canções folclóricas Japonesas; oficinas de Mangá, de língua japonesa, de origami, ikebana (arranjos florais), apresentações de diversas artes marciais, além de palestras.

No dia 13, o judoca petropolitano Matheus Domingues vai ministrar palestra com o tema “Seja Sua Melhor Versão”. Vencer desafios é o que move Matheus que tem síndrome de down e pratica judô desde os 8 anos. Os visitantes vão poder curtir ainda quatro exposições: Flores e Frutas do Japão; de Origami; Pipas Japonesas; e Tokusatsu, trajes japoneses. Uma outra atração, muito querida do público e que estará no Bunka Sai deste ano, é o Cosplay. Vários personagens, principalmente dos Mangás vão se apresentar.

A última edição presencial do Bunka Sai foi em 2019. Em 2020, foi realizado de forma on-line e agora retorna com tudo para o Palácio de Cristal. A primeira edição da festa foi em 2008, para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil. No mesmo ano, foi criada a Associação Nikkei de Petrópolis que é realizadora da festa, junto com a Prefeitura de Petrópolis.

“Retomar esse evento depois de dois anos de pandemia é uma alegria imensa para nós. Estamos aqui para manter viva a nossa tradição e estreitar ainda mais a ligação Brasil e Japão. Esperamos que todos apreciem a nossa cultura e aproveitem a festa”, desejou Masao Nagashima, presidente da Associação Nikkei de Petrópolis.

Historicamente, Petrópolis tem uma ligação estreita com o Japão. Foi a primeira cidade foi a receber uma legação japonesa, em 1897, onze anos antes da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Foi de Petrópolis que o terceiro ministro japonês à época, Sugimura, enviou um relatório favorável à imigração para o Brasil, viabilizando a vinda dos japoneses para o país.

O evento, que tem entrada gratuita, é realizado pelo Instituto Municipal de Cultura, Secretaria de Turismo, Associação Nikkei de Petrópolis e co-realização do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro. Em breve, a programação completa, com dias e horários das atrações estará disponível no site do evento que é o https://web2.petropolis.rj.gov.br/bunka-sai/. Por lá, também é possível encontrar toda a história da ligação entre Brasil e Japão, edições anteriores e curiosidades.

Serviço

Quando: 12 a 16 de Outubro
Horário: 10h às 22h
Onde: Palácio de Cristal
Entrada gratuita
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).