O município abriu licitação para o primeiro lote de obras de grande porte no Alto da Serra. As intervenções serão feitas na encosta ao longo do trecho entre o Hipershopping ABC e a Rua Hercília Henriques Moret, para proteção da Escola Municipal José Fernandes da Silva, do Pronto Socorro Leônidas Sampaio e de mais de 300 moradias.
“Queremos fazer obras para proteger toda a área e temos mais dois lotes de grandes obras planejados para essa região do Alto da Serra. São obras complexas, que, a exemplo de outras previstas para outros bairros, têm merecido trabalho intenso da Secretaria de Obras na elaboração de projetos”, afirma o prefeito Rubens Bomtempo.
A licitação das obras, com abertura de propostas em 4 de novembro, é a primeira com recursos da linha de crédito obtida pela Prefeitura na Caixa Econômica Federal, em julho. “Não teríamos condições de realizar essas e outras obras sem o crédito conquistado na Caixa”, diz o prefeito. O crédito, de R$ 100 milhões, será liberado em oito parcelas trimestrais.
As obras no trecho entre o shopping e a Rua Hercília Henriques Moret incluem proteção de tela de aço fixada em colunas de concreto armado (barreira dinâmica) na crista do morro; drenagem e captação das águas no talude da montanha; desmonte ou fixação de blocos de rocha; e contenção com muro atirantado e de gabião na área próxima à Escola Municipal José Fernandes da Silva.
O projeto básico das obras foi apresentado previamente pelo prefeito Rubens Bomtempo e secretários a moradores do Alto da Serra, em várias reuniões. Nos encontros, além de explicar o projeto, o prefeito e os demais representantes da Prefeitura acolheram preocupações e reivindicações dos participantes.