Nesta quinta-feira (1/12), o mundo circense vai tomar conta do Centro de Cultura Raul de Leoni. O grupo petropolitano Gran Circo Teatro Popular apresenta o espetáculo “Piuí Piuí, o Circo Vem Aí”, que vai ser atração gratuita durante a tarde, às 14h. O público de todas as idades vai ter a oportunidade de vivenciar um pouco da magia do circo, com os atores Nathan Cardoso, Simone Gonçalves e Felipe Marques. O projeto é contemplado pelo Edital Retomada Cultural 2, com incentivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Com o texto de Nathan Cardoso, o espetáculo conta a história dos palhaços Lambança, Faísca e Fofura, que com a pandemia, perderam o trabalho após o fechamento do circo e com isso, temem não ter como sobreviver de suas profissões. No entanto, os palhaços percebem que enquanto houver uma criança no mundo, eles terão trabalho e ainda, entendem que sempre haverá espaço para a mágica do circo no coração de um adulto.
A montagem teatral faz parte do projeto que atende pelo mesmo nome, “Piuí Piuí, o Circo Vem Aí”, que tem a coordenação de Nathan Cardoso. O artista carrega a tradição circense que vem de família. Nathan é filho de Oseas Cardoso, o famoso palhaço Lambança.
“Meu pai foi proprietário de um circo por mais de 40 anos. Eu cresci neste universo, onde aprendi todas as artes do circo, a principal delas, ser palhaço. Com esse projeto, pretendemos manter viva a magia do circo, que sempre encanta crianças e faz os adultos voltarem à infância”, ressaltou Nathan.
Serviço
Data: 1/12
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni – Petrópolis
Horário: 14h
Data: 3/12
Local: Praça Jardim Esperança – Cabo Frio
Horário: 16h
Data: 4/12
Local: Praça Marechal Floriano Peixoto – Itaboraí
Horário: 16h
Data: 11/12
Local: Praça da Liberdade – Petrópolis
Horário: 14h
Ingressos: Todas as apresentações são gratuitas e contam com a presença de um intérprete de Libras
Classificação: Livre
Sou orientadora pedagógica da Fábrica do Saber e sugiro que vocês passem os eventos infantis gratuitos para as escolas. Precisamos levar experiências como esta para as crianças que nem sempre tem acesso à arte e cultura, principalmente ao teatro.