A força-tarefa montada pela Companhia do Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) para garantir o escoamento e a drenagem das águas pluviais avançou em 15 regiões, com mais de 3,7 mil bueiros limpos nos últimos 15 dias.
Entre as medidas tomadas pelo município estão a chega de três caminhões vacall, contratados pela atual gestão, e aumento da força de trabalho. Além disso, a ação inclui alternativas para minimizar os impactos do período chuvoso, como a instalação de retentores de resíduos nos bueiros.
Essa medida teve inicio na Rua Coronel Veiga e vai se entender por todo o Centro Histórico. Com o retentor, os materiais descartados de forma irregular são contidos, e não mais arrastados para dentro dos rios e córregos. O dispositivo também facilita a limpeza, diminuindo o entupimento e prevenindo alagamentos. Ao todo, cerca de mil equipamentos estão sendo instalados nesse primeiro momento.
Limpeza no sistema de drenagem chega ao Centro
A operação de limpeza do sistema de drenagem chega ao Centro Histórico na próxima semana, e será realizada no período noturno, com o objetivo de minimizar o impacto na mobilidade urbana.
Agora, as intervenções avançam em 15 pontos: Corrêas, Nogueira, Centro, Bingen, Quitandinha, Castelânea, Alto da Serra, Morin, Chácara Flora, Saldanha Marinho, Independência, Mosela, Caxambu, Coronel Veiga e Av. Barão do Rio Branco.
Ainda como medida preventiva, a Prefeitura está intensificando alguns serviços, como a poda de árvores e o desassoreamento dos rios e córregos, que está sendo realizado em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).