Embora ainda não estejamos oficialmente no verão, o período de chuvas fortes já começou em Petrópolis, evidenciando a falta de preparo da cidade nestes casos.
Após duas tragédias ocorridas no início do ano na cidade (em 15 de fevereiro e 20 de março), a preocupação já constante dos moradores de Petrópolis é ainda maior, pois as necessárias obras nem começaram nos locais mais atingidos como Alto da Serra, Vila Felipe e Chácara Flora, por exemplo.
No início da tarde desta terça-feira (13), em aproximadamente 1h de chuva forte, a cidade já registrava pontos de alagamento em diversos bairros.
Às 13h08, a Defesa Civil do município interditou o trânsito da rua Coronel Veiga devido à previsão de pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte para as próximas horas nesta terça-feira (13). A Defesa Civil também fez o acionamento das sirenes no bairro Independência às 13h20 e mobilizou a população das áreas de risco para o ponto de apoio da comunidade, na Escola Municipal Alto Independência. Às 13h32, a Defesa Civil recomendou aos lojistas o fechamento do comércio do Centro Histórico.
Ás 14h32, a Defesa Civil liberou a volta das atividades comerciais do Centro devido à tendência de redução da intensidade das chuvas. O trânsito, no trecho a partir da Casa D’Angelo sentido Nelson de Sá Earp, foi liberado. A CPTrans fechou a via por cerca de 15 minutos, até a água, que formava um bolsão na pista, escoar.
De acordo com a Defesa Civil, a chuva se desloca para o norte do estado, perdendo a intensidade. Para a próxima hora há previsão de chuva moderada em Petrópolis.
A Defesa Civil permanecerá monitorando e poderá emitir atualizações a qualquer momento.
Confira registros enviados pela população: