O descarte irregular de entulho em área pública tem sido um dos principais desafios enfrentados pela Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep). Os pontos de despejo ilegal tem se multiplicado em calçadas, esquinas, terrenos baldios e praças da cidade. Em dez meses, a Comdep recolheu mais de 800 toneladas de materiais inservíveis descartados pela população. No período, a Companhia atendeu mais de 1,6 mil solicitações da população.
O presidente da Comdep, Cedenyr Vieira, ressalta que o problema é recorrente. “O nosso trabalho diário para atender a demanda é enorme. A limpeza é feita, mas assim que o maquinário vai embora, o despejo irregular acontece novamente. É importante que a população tenha consciência que o despejo de lixo, animais mortos, entulhos, ou quaisquer detritos ou resíduos sólidos no leito dos passeios, vias públicas, logradouros, rios, lagos, canais ou nas áreas particulares de terceiros é proibido e constitui infração, além de crime ambiental”, frisa Cedenyr Vieira, presidente da Comdep.
O Código de Posturas do município proíbe o despejo de entulho em ruas e calçadas. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e pode ser multado. A população pode apresentar denúncia da irregularidade pelo telefone da Comdep: 2292-9500.
Para fazer o descarte correto e gratuito, basta ligar para o telefone 2243-7822 para agendar atendimento pelo Disque Entulho. O programa faz recolhimento de até 20 sacos, com até 25kg.