Nesta última sexta-feira (6), o prefeito Rubens Bomtempo anunciou o início das intervenções da área 1 do Morro da Oficina – localizadas entre o Hipershopping Petrópolis e a Rua Hercília Moret. Na região mais afetada pelas catástrofes climáticas de 2022, as obras, complexas e de grande porte, foram divididas em três etapas, e preveem barreiras dinâmicas, sistema de drenagem, cortina atirantada e muros de gabião.
No local, o prefeito também autorizou o início da licitação da área 2 do Morro da Oficina, no trecho entre as ruas Hercília Moret e Frei Leão. “Hoje estamos iniciando mais uma etapa para reconstruir essa região. Foram mais de dez reuniões e várias visitas técnicas durante esse período. Estamos dando início a fase licitatória da área 2 e avançando com a fase de projeto da área 3”, explicou.
As obras serão realizadas com recursos da linha de crédito obtida pela Prefeitura na Caixa Econômica Federal, com R$ 80 milhões para recuperação de encostas. “Não teríamos condições de realizar essas e outras obras sem o crédito conquistado e liberado com muita agilidade pela Caixa”, diz o prefeito.
Bomtempo também anunciou a reforma da Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva. A ideia é que a destinação do imóvel, após o término das obras de contenção, seja debatida com os moradores.
A Prefeitura informou ainda que chegou à marca de 100 obras de resposta às chuvas de fevereiro e março. Desse total, são 43 já concluídas, 10 em andamento, 19 já contratadas e 28 já autorizadas.
As 43 já concluídas tiveram como foco o restabelecimento da cidade, devolvendo a mobilidade nos principais corredores e vias de Petrópolis.