A 4ª Feira de Cerâmica de Petrópolis acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no Shopping Vilarejo, em Itaipava, e irá contar com a participação de cerca de 30 expositores e aproximadamente 10 apoiadores. Além da exposição e venda das peças, o evento promove uma programação composta por palestras e oficinas, além de exibição de filmes sobre cerâmica, lançamento de livro e sorteios. Toda a programação é gratuita e foi pensada como forma de consolidar o resgate da tradição cerâmica na cidade.
A cerâmica artística e a cidade de Petrópolis têm uma forte ligação, que começou lá na década de 1920, quando o empreendedor Alberto Augusto da Costa e o ceramista francês Henry Gonot abriram a Cerâmica Itaipava. A atividade foi forte no município até meados dos anos 1970. Ao longo desse período outras cerâmicas surgiram, como a Luiz Salvador, a Santa Ettienne, a Nova Cerâmica, a Cerâmica Imperial e a Cerâmica Almeida, tornando a região conhecida como centro produtor de cerâmica artística. A atividade gerou emprego e renda, atraindo visitantes e compradores de todo o país. Há alguns anos, o movimento no setor voltou à cena petropolitana com o surgimento de novos ateliês. O número vem crescendo e, atualmente, há no município cerca de 40 ceramistas produzindo artesanalmente objetos artísticos, decorativos e utilitários.
“Hoje o cenário é diferente e a produção de cerâmica artística é exercida em inúmeros ateliês individuais, quase todos pequenos estúdios caseiros, mantendo-se somente a Cerâmica Luiz Salvador como representante da era inicial”, acrescenta Ivo Ferreira, um dos idealizadores da Feira de Cerâmica de Petrópolis, que chega a sua 4ª edição.
“A Feira de Cerâmica de Petrópolis surgiu em 2017, idealizada e organizada por ceramistas locais, para atender aos anseios dos demais ceramistas estabelecidos na cidade, que sentiam falta de um evento que proporcionasse a oportunidade de expor e comercializar os seus trabalhos, além da possibilidade de uma rica troca de informações com os demais colegas”, explica Ivo.
Logo em sua primeira edição, a Feira de Cerâmica atraiu cerca de 700 visitantes, que conheceram os autores das obras distribuídas em 18 mesas (individuais e coletivas). No ano seguinte, devido ao sucesso, contou com o dobro de expositores. A atração é uma grande oportunidade para a divulgação da cerâmica autoral e também para possibilitar um canal direto de vendas com o público, aproveitando a proximidade das festas de fim de ano.
A cerâmica é uma das primeiras formas de expressão artística utilizada pela humanidade. Pelo barro, uma matéria viva, passando pela magia do fogo, nascem objetos funcionais e decorativos que são pura poesia e contam história.
Neste ano, a Feira está sendo produzida pela Sábios Projetos, das produtoras Alice Cavalcante e Isabel Themudo, que possuem mais de 25 anos de experiência nas mais diversas áreas da cultura. O evento foi criado e organizado, em suas três primeiras edições, pelos próprios ceramistas, encabeçados por Ivo Ferreira.
Serviço
Endereço: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, nº 10.035 – Itaipava
Data: 18 e 19 de novembro de 2023
Sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h
Visitação: gratuita
Informações: https://www.feiradeceramicadepetropolis.com/ e feiraceramicadepetropolis@gmail.com
PROGRAMAÇÃO GRATUITA:
SÁBADO (18/11)
10h às 20h: FEIRA DE CERÂMICA – exposição e venda de peças de diversos artistas da cidade
10h às 11h: ATELIER CASA TEMPO – Oficina interativa para crianças e famílias com Elis Simões
11 às 12h30: TERRAS DO BRASIL: PINTANDO COM AS CORES DA CERÂMICA DO VALE DO JEQUITINHONHA – Oficina de pintura com André Sampaio
14h às 15h: A IMPRESSÃO 3D COMO FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE CERÂMICAS DE DESIGN ÚNICOS – Palestra com Jamil Duailibi
15h às 16h: MOSTRA CINE CERÂMICA – Curadoria de Heloisa Alvim
16 às 17h: MÉTODO ATIVO NISE DA SILVEIRA – Oficina com Heloisa Alvim
DOMINGO (19/11)
10h às 18h: FEIRA DE CERÂMICA – exposição e venda de peças de diversos artistas da cidade
10h às 11h: ATELIER CASA TEMPO – Oficina interativa para crianças e famílias com Elis Simões
11h às 12h30: O VASO “A GRANDE MÃE” – Oficina com a arte educadora Ana Rondon
14h às 15h: OS PRINCÍPIOS TÉCNICOS DAS ARGILAS E ESMALTES – Palestra com Caio Giardullo e Nelson Lixa
15h às 16h: RITXOKO – UMA ETNOGRAFIA DA CERÂMICA FIGURATIVA KARAJÁ/INY, Palestra com Chang Whan.
16h às 17h: LANÇAMENTO DO LIVRO “RITXOKO, A VOZ VISUAL DAS CERAMISTAS KARAJÁ/INY”, de Chang Whan.
17h: Sorteio de livro e argila
CERAMISTAS PARTICIPANTES
Ana e Antônio Rondon
André Sampaio
Antonio De Bonis
Beth Brotherhood
Bruna Risu
Carol Montenegro
Cris Azevedo
Eliane Sciamarella
Erika Nunes
Espaço Artéria (Juliana Elael, Ana Valéria Cafezeiro e Lívia Müller)
Guilherme Gomes
Hazel Hathaway
Isa Alpino
Ivo Ferreira
Jean Ruffer
Lia Gandelman
Luciana Cordeiro
Luciana de Genova
Lydia Sebastiany
Maria Luiza Lacerda
Natália Guimarães
Rafael Duriez
Regina Dardillac
Rosalía Luz
Rosane Teixeira
Sarah Fukuda
PARCEIROS
Tauá / Duraprinter 3D
Sérgio Suportes
Arte Brasil
WR Cerâmicas
Iris Garden
Estúdio AME
Ateliê Vitão – Ferramentas para Cerâmica
The Gusto
Pascoal Massas