A Secretaria de Saúde está retomando com o projeto de tratamento de artrose com uso do ácido hialurônico no Centro Médico Ortopédico (CMO) do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. A iniciativa é uma opção para tratamentos ortopédicos e esta inovação promete transformar a abordagem médica, oferecendo benefícios importantes aos pacientes.
O secretário de Saúde Marcus Curvelo compartilhou as expectativas relacionadas à implementação do ácido hialurônico. “Este é um marco significativo para o nosso hospital. O ácido hialurônico é reconhecido mundialmente por seus benefícios em procedimentos ortopédicos, proporcionando alívio eficaz e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, disse Curvelo.
Para o diretor técnico do HMNSE, Marco Liserre, com esta iniciativa, a instituição reforça seu compromisso com a melhoria contínua, visando sempre a satisfação e a saúde plena dos pacientes atendidos. “O ácido hialurônico no Centro Médico Ortopédico é mais um exemplo do constante investimento em tecnologia e inovação para proporcionar o melhor atendimento possível aos petropolitanos”.
O ácido hialurônico é conhecido por suas propriedades viscoelásticas e, segundo o coordenador do CMO, Rodrigo Freitas, sua capacidade de reter água, o que o torna ideal para o tratamento de diversas condições ortopédicas, como doenças degenerativas osteoarticulares e lesões articulares. “Sua introdução no Centro Ortopédico do HMNSE representa um passo importante na oferta de opções de tratamento avançadas e personalizadas. Estamos ansiosos para ver os resultados positivos que esta inovação trará à nossa população”, enfatiza.
Hospital Alcides Carneiro recebe dois novos aparelhos de ultrassom portáteis
O Hospital Alcides Carneiro recebeu dois novos aparelhos portáteis de ultrassom, que utilizam tecnologia de ponta e oferecem diagnósticos mais precisos, é uma importante ferramenta para mostrar imagens de tecidos moles, que não aparecem de forma adequada numa radiografia e será utilizado no Centro Cirúrgico, na UTI Adulto e na UTI Neonatal do HAC.
O equipamento também pode distinguir cistos cheios de líquido e tumores sólidos, porque eles produzem diferentes padrões de frequência, que serve para diagnosticar uma variedade de condições cardíacas, a hidratação do paciente e auxiliar nas funções venosas, atendendo necessidades de cardiologia, clínica geral, ginecologia, obstetrícia e radiologia geral. “Estes novos ultrassons portáteis oferecem mais rapidez e qualidade na resolução das imagens, além de proporcionar um fluxo de trabalho eficiente com uma tela de toque personalizável, facilitando o trabalho dos profissionais e permitindo um maior conforto aos pacientes”, explicou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
O diretor-presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro, Ricardo Patuléa, ressaltou a versatilidade dos novos equipamentos, que podem ser deslocados até os leitos. “O equipamento é muito leve e o tempo de duração da bateria é de 8 horas, permitindo o uso em qualquer ambiente clínico móvel, por meio de carro de transporte. As funções avançadas e as ferramentas de análise serão incorporadas à rotina diária do Centro Cirúrgico, da UTI Adulto e da UTI Neonatal do HAC”.