A Defesa Civil do município contabilizou 535 registros de ocorrências, sendo 367 deslizamentos, por conta da chuva que começou na última quinta-feira (21/03) até às 11h50 deste domingo (24/03). O 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (GBM) registrou nove vítimas resgatadas com vida no bairro Independência e no Caxambu. No Independência foram registrados quatro óbitos, sendo uma criança e três adultos.
A Defesa Civil informa que 378 pessoas ainda estão sendo acolhidas pelos pontos de apoio que se encontram mobilizados desde a noite da última quinta-feira (21/03) para receber a população que reside em área de risco ou que se sinta insegura em sua residência.
Confira a listagem de pontos de apoio mobilizados: Alto da Serra (Escola das Comunidades Santo Antônio); Independência (Escola Municipal Alto Independência); São Sebastião (Escola Papa João Paulo II); Sargento Boeing (Escola Ana Mohamed); Santa Rosa de Lima (Escola Dom Pedro de Alcântara); e 24 de Maio (Escola Clemente Fernandes).
A Defesa Civil informa que os pontos de apoio nas regiões do segundo, terceiro, quarto e quinto distritos do município foram desmobilizados devido aos baixos acumulados pluviométricos registrados. No entanto, os pontos de apoio do primeiro distrito permanecem em sobreaviso, e todos aqueles que necessitarem de apoio serão acolhidos.
Estágio Operacional: Crise
Previsão para as próximas horas: Céu nublado a encoberto com previsão de chuva de intensidade moderada com ocasionais pancadas de maior intensidade
Maiores acumulados nas últimas 24h:
– Independência2: 45,8 mm (CEMADEN BR) – Morin: 44,9 mm (CEMADEN BR)
– São Sebastião1-Vital: 40,4 mm (CEMADEN RJ)
– São Sebastião – Geo: 39,0 mm
– Independência-Taquara: 37,4 mm
Intensificação de alertas: A Defesa Civil informa que intensificou a veiculação de alertas por meio de aviso sonoro em carro de som, percorrendo os pontos identificados pela Secretaria como mais sensíveis ao risco de ocorrências.
Recomendações: A Defesa Civil reforça que a população das áreas de risco se mantenha em alerta, e principalmente, que não permaneça em áreas interditadas. Evite áreas alagadas e fique atento aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligue 199.
Fique atento às fake news!
Acompanhe os alertas, informes e atualizações por meio dos portais oficiais da Prefeitura de Petrópolis e Defesa Civil.