Em maio, Petrópolis recebe o festival multicultural “Fado em Cidades Históricas”, que vai levar uma programação diversificada e gratuita ao Palácio de Cristal, nos dias 18 e 19 de maio.
A curadoria é da entusiasta da música e empreendedora cultural Connie Lopes, também idealizadora do festival Back2Black. O repertório homenageia o fado com apresentações de convidados, como a fadista contemporânea Ana Moura, uma das mais conhecidas e respeitadas de Portugal; a grande artista de interpretação marcante Raquel Tavares; a musicista Marta Pereira da Costa com sua guitarra portuguesa, que se junta em show inédito à violonista Samara Líbano, acompanhada de seu violão de sete cordas.
Em meio a espaços abertos e cenários históricos, a brasilidade ganha destaque com o bandolinista e compositor Hamilton de Holanda; o Clube do Choro de Belo Horizonte; a concertista Rosana Lanzelotte; e as apresentações da Orquestra Maré do Amanhã do Rio de Janeiro e da Orquestra Padre Simões de Ouro Preto, com participaçõoes de solistas convidados, como Jessica Areias e Natasha Llerena.
O encontro de línguas portuguesas também contará com a presença do musicólogo português Rui Vieira Nery, além de um “Sarau Decolonial de Poesia”.
Adornado como nas festas de Portugal, o festival também trará teatros de rua, contação de histórias, feira com quitutes, vinhos e artesanatos, além de oficinas de culinária, azulejos e cerâmicas.
“Fado em Cidades Históricas“ é uma realização do Ministério da Cultura, Natasha Artes e Planeta Cultura e Sustentabilidade. O evento tem como patrocinador master a GALP, e como demais patrocinadores GERDAU e GEOCOBA Engenharia Apoio do INSTITUTO YDUQS – Estácio. Conta ainda com a parceria da Prefeitura de Petrópolis, Prefeitura de Ouro Preto, SENAC Petrópolis e da Fundação das Artes de Ouro Preto (FAOP).
A programação completa será divulgada em breve. Siga o festival @fadoemcidadeshistoricas nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!