Nesta sexta-feira (19), a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura inaugura uma nova exposição intitulada “Do passado ao presente: revisitando a Casa de Petrópolis”, apresentando uma coleção de peças que compõem o acervo histórico do imóvel. A mostra proporciona uma viagem através do tempo e das memórias que permeiam esse importante patrimônio cultural da cidade.
Natalia Azevedo, diretora executiva da Casa de Petrópolis, explica que as peças que compõem a exposição não são meros objetos materiais, mas sim verdadeiros símbolos da identidade e legado do imóvel histórico, que teve sua construção iniciada em 1879. “Cada peça carrega consigo uma narrativa única, contribuindo para a compreensão e preservação de nossa história enquanto instituição cultural”, afirma.
A Casa de Petrópolis faz parte do imaginário dos petropolitanos e tem, em sua arquitetura, um dos maiores trunfos, que além de entreter pela assimetria, encanta pela beleza. Também é cercada de lendas e histórias, todas desmistificadas, mas que continuam fortes no imaginário do petropolitano.
Denominada atualmente como Casa de Petrópolis, o imóvel já recebeu outras nomenclaturas, seja oficialmente ou aquelas batizadas pela cultura popular, como Casa dos 7 Erros, justamente pelas suas diferenças entre os lados.
Atração à parte, o belíssimo jardim foi projetado pelo botânico Auguste Glaziou, o mesmo responsável pela reforma dos jardins da Quinta da Boa Vista e da residência do Barão de Nova Friburgo, por exemplo, sendo o único no Brasil que se conserva em estado original. O espaço está liberado para o público aproveitar, seja para relaxar, ler um livro ou contemplar a Casa.
A Casa de Petrópolis fica na Rua da Ipiranga, 716 – Centro Histórico, e possui estacionamento rotativo.
Serviço
Endereço: Rua da Ipiranga, 716 – Centro
Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia-entrada)
Funcionamento: de sexta a domingo, das 10h às 16h
Estacionamento: Rotativo disponível no local