Nesta última terça-feira (11), um ônibus da linha 404 – Duques se acidentou a caminho do Parque São Vicente. Segundo informações, apenas o motorista do veículo precisou de atendimento médico.
Em nota, a Petro Ita informou que “ninguém ficou ferido no incidente, que foi provocado por falha humana, uma vez que o próprio motorista confirmou à empresa que desceu do veículo antes do ocorrido. Neste caso, o profissional não seguiu as orientações de segurança, que são estabelecidas pela operadora, abandonando o veículo durante a operação. A Petro Ita ainda destaca que o coletivo foi adquirido zero quilômetro, ano de fabricação 2021, e estava operando na linha 404 – Duques.”
Em resposta, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) comunicou que “não tolerará mais casos de negligência na manutenção dos ônibus operados pela empresa Petro Ita. O incidente é um alerta severo para a necessidade premente de garantir a segurança dos passageiros e funcionários.”
A CPTrans notificou a empresa, exigindo explicações sobre o ocorrido. “Reiteramos, de maneira incisiva, nosso compromisso com a qualidade e segurança do transporte público em nosso município. O programa de reestruturação do transporte, que resultou na caducidade do contrato com a empresa de ônibus Cascatinha no último mês de maio, foi apenas o começo”, continua o órgão.
Na última semana, uma vistoria realizada na garagem da Viação Petro Ita revelou que 87% dos ônibus em operação foram reprovados devido a múltiplas irregularidades. A Petro Ita foi notificada para corrigir essas falhas de forma imediata, sob pena de multa. Sobre a vistoria, a empresa se pronunciou em sua rede social, em nota que pode ser lida neste link.
Ainda de acordo com a CPTrans, o veículo envolvido no incidente desta terça-feira está entre os ônibus reprovados durante a vistoria. A CPTrans ressaltou que “medidas severas serão tomadas para garantir a segurança e tranquilidade dos usuários do transporte público. Não hesitaremos em aplicar todas as sanções disponíveis se necessário.”
*Matéria atualizada às 19h17