Concer:  Férias escolares
Concer: Férias escolares
Saúde

Serviço “Consulta Fácil Petrópolis” ganha aplicativo para agendamento de consultas médicas

O município lançou o aplicativo “Consulta Fácil Petrópolis”, disponível para iOS e Android, visando facilitar o agendamento de consultas médicas pela população. O app permite que os usuários escolham a especialidade médica, data e horário da consulta diretamente pelo celular, eliminando a necessidade de deslocamento.

O serviço já era disponibilizado através do site da Prefeitura, mas o lançamento do aplicativo conta com uma interface intuitiva, pois foi desenvolvido para ser de fácil uso, permitindo que qualquer pessoa, independentemente da familiaridade com tecnologia, possa utilizá-lo. O app também registra o histórico de consultas dos pacientes, facilitando o acompanhamento e a gestão dos atendimentos, e está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos da Apple e Google.

Centro de Saúde Coletiva intensifica atendimentos odontológicos

Com uma equipe de sete profissionais atendendo de segunda a sábado, o Centro de Saúde Coletiva oferece serviços como obturações e procedimentos de baixa complexidade. De segunda-feira a sexta-feira, os atendimentos acontecem, inclusive, em terceiro turno. Ou seja, até às 20h.

Os agendamentos no Centro de Saúde são realizados toda sexta-feira diretamente no balcão da unidade, sem necessidade de encaminhamento, com atendimentos já marcados para a semana seguinte.

Suporte especializado para pacientes com asma

Idealizado para oferecer suporte especializado aos asmáticos, o programa “Asma, eu me importo!”  conta atualmente com 142 pacientes em atendimento regular, a maioria idosos com mais de 60 anos, faixa etária mais vulnerável devido a comorbidades comuns como hipertensão e diabetes.

A porta de entrada se dá pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) via regulação, ou diretamente no Centro de Saúde, onde a primeira consulta é realizada por uma enfermeira especializada. Em seguida, os pacientes são agendados para consultas com o médico especialista, sendo essas consultas intercaladas conforme a necessidade individual.

Além das consultas regulares, os pacientes participam de grupos, onde podem trocar experiências e relatar melhorias na qualidade de vida após a inserção no programa. “Esse espaço é fundamental para que se sintam acolhidos e bem informados sobre a sua condição”, ressaltou a diretora do Centro de Saúde, Amanda Velozzo.

Para garantir um acompanhamento detalhado, foi criada em dezembro de 2023 uma planilha específica para monitorar a resposta clínica dos pacientes. Essa ferramenta permite um controle rigoroso da evolução dos 142 pacientes atendidos atualmente, sendo 95 mulheres e 47 homens.

O pneumologista Alexandre Bretas, coordenador do programa, enfatizou os riscos associados ao tratamento inadequado da asma. “Quando não tratada corretamente, a asma pode levar a complicações graves, especialmente em idosos com outras condições de saúde. Nosso programa visa não apenas tratar a doença, mas educar os pacientes sobre a importância de seu controle contínuo”, disse.

Botão Voltar ao topo