Entre os dias 14 e 21 de julho, Petrópolis recebe o Festival SIM (Semana de Integração Musical), que vai reunir profissionais, entre professores e alunos, de música clássica de todo o país. A programação, totalmente gratuita, une aprendizado e apresentações. Os 12 professores que estarão à frente dos workshops também farão concertos pela cidade e os estudantes virão de vários estados.
Os 32 jovens passaram por uma seleção que teve como principal critério a dificuldade de acesso ao ensino de qualidade. No Festival SIM, eles terão a oportunidade de aprender, se aprimorar e praticar ao lado de músicos conceituados. O evento é idealizado e promovido por três músicos profissionais: Nathan Amaral, Monique Cabral e Clara Santos.
“A base do festival é a ação social por trás dele. A ideia surgiu através de uma conversa entre amigos, onde descobrimos uma vontade em comum: proporcionar melhores oportunidades aos jovens músicos brasileiros que não tem tanto acesso ao ensino de música clássica de qualidade. Durante a nossa trajetória profissional, passamos por diversos projetos que nos ajudaram a nos tornar os profissionais que somos hoje, nada mais justo que retribuirmos isso à sociedade”, afirma Monique Cabral, que iniciou sua trajetória em Petrópolis e após dar continuidade em sua carreira profissional na Europa, hoje atua como professora, camerista e também como violinista da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense.
A primeira edição aconteceu em 2021, no Rio de Janeiro. Mesmo com uma versão compacta, por conta da pandemia, o festival reuniu seis músicos profissionais e 18 alunos, que tiveram aulas e concertos no Espaço Clube Germania. Nesta segunda edição, a primeira na cidade serrana, a programação será intensa.
No domingo (14), será realizado o concerto de abertura com Orquestra de Câmara e solistas, que além de abrir as atividades do festival na cidade, celebra o início da parceria entre o Instituto Dellarte e Festival SIM.
Confira a programação completa:
Concertos:
14/07 às 15h – Concerto de abertura na Catedral São Pedro de Alcântara
16/07 às 20h – Concerto de Música de Câmara no Palácio de Cristal
17/07 às 20h – Concerto de Música de Câmara no auditório da Unifase
18/07 às 20h – Recital de violino e piano com Nathan Amaral e Marina Spoladore no auditório da Unifase
19/07 às 19h Recital de Alunos no auditório da Escola de Musica Santa Cecilia
20/07 – Concerto de encerramento do Festival – local e horário a confirmar