Neste mês de julho, a ONG Sal para Terra, que trabalha com crianças em risco social e pessoal, comemora 25 anos de atuação em Petrópolis.
Tudo começou em 1999, quando Adilson Malaquias notou a necessidade das crianças das comunidades ao redor do bairro Retiro. A partir dessa percepção, ele iniciou o projeto de aulas de judô.
Ao longo dos anos, mais famílias e mais crianças começaram a fazer parte da instituição. Atualmente, 92 crianças são assistidas e além do esporte, recebem o café da manhã, almoço, lanche da tarde e outras aulas e oficinas.
“Acreditamos e buscamos desenvolver o protagonismo juvenil nos nossos alunos através das oficinas oferecidas. Hoje, contamos com voluntários que oferecem aulas como: reforço escolar, instrumentos (violão e bateria), informática, teatro, jiu-jitsu, Judô, tranças, manicure, etc. Realizamos também atendimento psicológico e odontológico com as crianças de forma individual e em grupos, promovendo bem-estar e melhoria na qualidade de vida”, informa a instituição.
“Como entidade do Terceiro Setor, estamos sempre buscando melhorar nosso atendimento aos alunos. Realizamos palestras para os pais, alunos e colaboradores, rodas de conversa e trabalhos de conscientização, para garantir a preservação dos Direitos da Criança e do Adolescente”, completa.
Hoje, o maior desafio da ONG é manter esse trabalho de portas abertas e continuar ajudando as crianças e famílias, possibilitando novas oportunidades para um futuro melhor.
Você pode conhecer o trabalho da Sal para Terra pelo site: https://www.projetosalparaterra.com.br ou pelo Instagram @ongsalparaterra.
A ONG está localizada na Rua Felipe Camarão, 435 – Retiro.