O traumatismo dentário é mais comum do que se imagina e, caso não seja tratado de forma correta, pode acarretar na perda do dente. O grau das lesões tem variações e, só com a ajuda de um dentista capacitado, o paciente vai ter o tratamento correto. Desde de 2019, o projeto Trauma Dental oferece atendimento a preços populares no Ambulatório Escola da UNIFASE para pacientes que sofreram alguma lesão na arcada dentária.
“Nós atendemos tanto crianças como adultos que sofreram algum trauma dental. Aqui no Ambulatório Escola, o paciente recebe o primeiro atendimento, vai passar por uma triagem e, posteriormente, é encaminhado ao Projeto Trauma”, explica Ernani Abad, desenvolvedor do projeto e professor do curso de Odontologia da UNIFASE.
Por falta de informação, geralmente o primeiro atendimento ocorre em UPAs, prontos-socorros ou em clínicas médicas, onde pode ocorrer algum procedimento incorreto. Sendo assim, o tratamento fica mais demorado e custoso. Em determinados casos, o paciente desiste de dar andamento ao tratamento, como relata a professora do curso de Odontologia da UNIFASE, Andréia Machado.
“O tratamento é a longo prazo, pois a pessoa recebe os primeiros atendimentos e faz o tratamento, mas a alta, dependendo do trauma sofrido, só é possível no prazo de um a cinco anos. Esse projeto traz muitos benefícios para a população, pois dificilmente a pessoa consegue um atendimento correto. Infelizmente, existe uma falta de conhecimento com relação ao que fazer frente ao traumatismo dentário, principalmente nos casos mais extremos. No Projeto Trauma Dental, a população conta com um local que tem os recursos necessários, além de profissionais qualificados que sabem executar todos os passos para um atendimento de excelência”, destaca.
O ideal é que o primeiro atendimento seja feito o mais rápido possível e, desta forma, sejam realizados exames clínicos e radiológicos para determinar o plano de ação do dentista.
O atendimento do Projeto Trauma é realizado toda terça-feira, de 13h às 17h, na Rua Hyvio Naliato, 899 – Cascatinha. Para mais informações, ligue para (24)2017-9016.
Dúvidas sobre o Trauma Dental
Bianca Mendes, aluna do 9º período do curso de Odontologia da UNIFASE, tira as dúvidas mais comuns sobre o assunto.
Quando ocorre um trauma no dente e parte dele quebra, o que devemos fazer?
Mesmo sendo uma parte do dente, essa parte ainda é importante na odontologia. Então, é importante achar esse pedacinho onde ocorreu trauma e trazer para o cirurgião-dentista.
Onde armazenar o dente?
Não é botar na carteira, não é botar no saquinho. Tem que botar em algum líquido. A gente prioriza o leite ou soro fisiológico. Então, colocando em uma dessas duas soluções, procure atendimento odontológico urgente.
Quando ocorre um impacto no dente, ele fica escuro?
Pode acontecer de ocorrer essa necrose no dente e ele mudar de cor. Porém, essa alteração de cor ainda assim é reversível com um tratamento odontológico correto. Temos, por exemplo, o clareamento, e outras possibilidades para voltar à cor normal do dente.
O que fazer quando, após o impacto, o dente de leite cair?
A melhor opção é procurar o atendimento odontológico o quanto antes para ver a possibilidade do que será feito nessa situação. É importante saber a idade que a criança está e se aquele dente já ia cair naturalmente ou se foi pelo impacto. Pode ficar com aquela “janelinha” por um tempo ou temos outras opções. Como colocar o mantenedor de espaço, ou até mesmo uma prótese, para simular o dentinho perdido. Isso tudo vai variar de acordo com a idade da criança. Além disso, também é importante ressaltar que o impacto pode afetar a dentição permanente também, por isso é importante procurar um atendimento odontológico.