Realizada pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), a primeira edição da Olimpíada Brasileira de Administração contou com 30 mil inscritos em todo o país, entre estudantes dos ensinos médio e superior, além de profissionais. A aluna do 6º período do curso de Administração da UNIFASE, Ana Clara Barbosa Porto, ganhou medalha de ouro na competição nacional.
“Foi uma grande surpresa para mim. Quando fiz a prova, meu objetivo era testar meu conhecimento e ver se conseguiria responder às questões. Não esperava realmente receber uma medalha de ouro. Ficar entre as 170 pessoas no Brasil que receberam essa medalha é uma honra imensa. Momentos como esse me fazem ter certeza de que escolhi a profissão certa. Fiz a prova com o conhecimento que estava adquirindo na faculdade. Em junho, quando realizei as provas, estava cursando a disciplina de Gestão da Qualidade com a professora Fátima Lima. Durante essa matéria, abordamos bastante sobre os temas de sustentabilidade e ESG, o que foi fundamental para que eu pudesse fazer uma boa prova”, explica Ana Clara.
A primeira edição da competição teve como tema central “A Gestão dos ODS nas Organizações”, e a prova focou em quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os ODS abordados foram: ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura, ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis.
As avaliações foram aplicadas em duas fases. A primeira envolveu uma prova com questões de múltipla escolha e a segunda foi totalmente gameficada. O desafio principal usou como inspiração o mercado de crédito de carbono. A proposta era fazer com que os participantes pudessem entender melhor a relação delicada entre as necessidades sociais, questões ambientais e geração de riquezas e empregos para uma cidade fictícia.
Ao todo, foram distribuídas 170 medalhas de ouro; 162 de prata, 250 de bronze e 1106 menções honrosas. A competição teve a proposta de promover o ensino de qualidade da Ciência da Administração de modo empolgante, utilizando mecanismos de gamificação para impulsionar novos processos de aprendizagens.