Petrópolis, assim como diversos municípios brasileiros, está enfrentando um período de estiagem por conta da falta de chuvas. Para minimizar os impactos no abastecimento, a concessionária Águas do Imperador informou que “vem colocando em prática um plano de ação estratégico, que inclui o aumento do número de caminhões-pipa e bombas, além de intensificar a utilização das captações e executar medidas técnicas para garantir o fornecimento de água e minimizar os impactos causados à população pela falta de chuva.”
O Brasil vive sua pior seca da história recente, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). Como a previsão é de que as ondas de calor e a estiagem continuem pelos próximos meses, a concessionária solicita aos clientes que façam uso consciente da água nesse período.
De acordo com a Águas do Imperador, “o sistema de abastecimento de Petrópolis, operado pela concessionária, conta com sete Estações de Tratamento de Água (ETAs) que, juntas, atendem 99% da população urbana, incluindo a ETA Araras, inaugurada em 2022, agregando mais nove milhões de litros por dia ao sistema de abastecimento. Além disso, do Centro de Controle Operacional (CCO), técnicos da concessionária monitoram a rede de abastecimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, sendo possível identificar e agir rapidamente em situações que possam causar desabastecimento, minimizando as perdas de água e assegurando a manutenção dos níveis e pressões dos reservatórios.”
O público pode entrar em contato por meio dos canais de relacionamento, em caso de desabastecimento: WhatsApp (21) 97211-8064, site www.aguasdoimperador.com.br, 0800 742 0422 (ligações gratuitas de telefones fixos, celulares e longa distância) ou buscarem o atendimento presencial na Rua Irmãos D’Ângelo, 52, no Centro de Petrópolis.