De 18 a 20 de outubro acontece mais uma edição da Festa do Padroeiro na Catedral São Pedro de Alcântara, com barraquinhas de comidas típicas do Brasil, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal.
Na programação musical, no sábado (19) terá show do J Castilho, às 20h e no domingo (20), a banda Estação Quatro se apresenta às 14h. Ainda no domingo acontece um Encontro de Veículos Antigos, a partir das 8h.
São Pedro de Alcântara era o santo de devoção da Família Imperial Brasileira. No século XIX, Dom Pedro I requereu ao Vaticano que São Pedro fosse declarado padroeiro do Brasil, sendo o título concedido pelo Papa Leão XII. Em terreno em Petrópolis, doado pelo Imperador, foi construída a Catedral que leva seu nome.
De acordo com informações da Paróquia São Pedro de Alcântara, ainda adolescente, foi enviado por sua família para estudar na Universidade de Salamanca. Descobriu, então, sua vocação para a vida religiosa e ingressou na Ordem dos Franciscanos, buscando viver o profundo desapego dos bens materiais e o cultivo da vida espiritual e do ascetismo, no exercício severo de penitências e mortificações. Desempenhou importantes encargos na vida religiosa, tendo fundado um novo ramo de franciscanos, chamados de “estrita observância” em razão da ênfase que davam à oração e à meditação. Foi pregador notável e fecundo, escolhido como confessor do Rei Dom João III, de Portugal.
São Pedro de Alcântara teve um papel decisivo no apoio às reformas da Ordem das Carmelitas implementadas por Santa Teresa D’Ávila, de quem ele foi diretor espiritual. Sua fama de santidade e seu carisma místico se espalharam pela Europa, especialmente em Portugal, onde se tornou um santo de devoção da Família Real, o que acabou resultando na escolha do nome de batismo de nossos dois Imperadores: “Pedro de Alcântara”. Essa devoção levou Dom Pedro I a pedir ao Papa que proclamasse São Pedro de Alcântara como padroeiro oficial do Brasil, o que foi feito no ano de 1826, pelo Papa Leão XII. Tal devoção levou também Dom Pedro II a escolhê-lo como patrono da cidade de Petrópolis.