Concer: o uso correto do acostamento salva vidas
Concer: o uso correto do acostamento salva vidas
Cidade

Abertura do Natal do Sesc é nesta sexta com queima de fogos, tirolesa e outras atrações

Nesta sexta-feira (8) acontece a abertura do Natal do Sesc RJ, às 19h, na área do lago em frente ao Centro Cultural Sesc Quitandinha. O público poderá assistir a um espetáculo com acendimento de uma árvore natalina de 30 metros, queima de fogos, apresentação musical, projeção de luz e imagens e até uma tirolesa – tudo realizado pelo Sesc RJ com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio).

Tecnologia da Broadway e dos Jogos Olímpicos

A árvore contém 300 mil microlâmpadas de led, 1.800 micro-estrobos, 32 canhões de leds, 16 projetores de leds horizontais, 4.850 metros de mangueira luminosa de led e 3.500 metros de cabos, tudo sincronizado com um sistema de luz computadorizado. Trata-se de um sistema desenvolvido e fabricado na Alemanha para controlar espetáculos de grande porte, com o mesmo software que controlou shows do porte da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, dos musicais da Broadway e de turnês de rock como U2, The Police e Madonna.

Tirolesa – a mesma do Rock in Rio – oferecerá 150 metros de aventura sobre o lago Quitandinha

Quem quiser aventura terá a oportunidade de deslizar por uma tirolesa sobre o lago Quitandinha. Ela percorrerá 150 metros, partindo de uma altura de 14 metros próximo ao deck do restaurante, passando ao lado da árvore natalina e aterrissando após o farol numa velocidade média de 15 km/h. A atração – a mesma que esteve no Rock in Rio – será gratuita e aberta de sexta a domingo, das 16h às 22h. Na abertura, dia 8, o equipamento funcionará após a cerimônia.

Para incrementar o clima natalino, o Centro Cultural Sesc Quitandinha receberá a Casa do Papai Noel. Ela chegará a reboque de um caminhão iluminado e que, antes, percorrerá a cidade de Petrópolis anunciando as atrações culturais. Chegando ao Quitandinha, na sexta (8/11) às 17h, o veículo “desembarcará” a casa do Papai Noel, onde o público poderá tirar fotos com o personagem e conhecer a faceta sustentável do lar do Bom Velhinho no Sesc:  telhado montado com 18 placas solares, que totalizam 900w de captação de energia solar. Depois de Petrópolis, a casa do Papai Noel percorrerá os demais municípios.

Espetáculo de luz e imagens na fachada do Quitandinha e coral natalino

Outra atração é a apresentação de coral com o grupo Madrigal Contemporâneo. Sob a regência, direção artística e musical da maestra Danielly Souza, o coral se apresentará às 20h de sexta-feira com 13 cantores profissionais. A apresentação gratuita tem foco em repertório natalino, com destaque para grandes sucessos da música contemporânea brasileira, além de compositores e estilos que são basais na literatura coral geral.

O VJ Suave – duo formado por Ceci Soloaga e Ygor Marotta, bastante conhecido por trabalhos realizados durante o Festival Sesc de Inverno – marca presença novamente no Quitandinha. A dupla, que emergiu na cena artística de São Paulo, projetará uma intervenção artística de luz e imagens na fachada do palácio, a exemplo do que faz em outras cidades brasileiras. Eles transformam fachadas de prédios, ruas e objetos urbanos em telas efêmeras, mesclando harmoniosamente a arte digital com o ambiente urbano. 

Assim como Petrópolis, mais de 30 cidades, em todas as regiões do estado do Rio, vão receber programação natalina do Sesc RJ até 5 de janeiro de 2025. As atividades acontecem em unidades do Sesc e espaços públicos dos municípios. Confira a programação completa em www.sescrio.org.br.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).