Nesta semana, Petrópolis intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre os dias 1º e 29 de janeiro de 2025 não foram registrados casos de Zika no município. Quanto à Chikungunya, há apenas um caso provável, enquanto a dengue apresenta um quadro de elevação. Foram notificados 110 casos de dengue, sendo cinco prováveis, 85 descartados e 20 ainda em investigação.
A Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde retomou as visitas domiciliares realizadas aos sábados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs). Para iniciar essa intensificação, foram escolhidas as três regiões com maior quantidade de imóveis positivos para o mosquito, conforme os dados do primeiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de 2025. As áreas prioritárias são Carangola, Boa Vista e Cascatinha.
No primeiro sábado de ação, 17 Agentes de Combate às Endemias realizaram 689 visitas nas três regiões selecionadas. “A resposta da população tem sido positiva, com muitos moradores colaborando e entendendo a importância das orientações que damos para eliminar focos do mosquito em suas casas e terrenos”, explicou o secretário de Saúde, Luis Cruzick.
As visitas dos ACEs serão realizadas de segunda a sexta-feira, conforme a programação regular, e aos sábados, de forma intensificada, nas regiões de maior incidência de infestação. O objetivo é alcançar uma maior cobertura e garantir que todas as residências sejam visitadas periodicamente.
“Além das visitas domiciliares, estamos realizando um trabalho constante de conscientização, educação e fiscalização, com o apoio da comunidade. Nossa meta é continuar reduzindo os índices de infestação e, com isso, diminuir o número de casos de dengue na cidade”, ressaltou Elisabeth Cavalcanti, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.
A Prefeitura orienta os moradores a continuarem atentos e a colaborarem com as ações de combate ao mosquito. A eliminação de focos de água parada, como em recipientes, pneus e caixas d’água destampadas é uma das principais medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Além disso, pede-se que os cidadãos recebam os agentes de saúde durante as vistorias, garantindo que as ações sejam realizadas de forma eficiente e eficaz.
Primeiro levantamento do LIRAa de 2025
Mais de 7,8 mil imóveis foram visitados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) entre os dias 6 e 9 de janeiro, durante a realização do primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O levantamento apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,52%, considerado satisfatório, já que o Ministério da Saúde preconiza índice inferior a 1% como baixo risco de infestação do mosquito.
Durante o levantamento, os agentes identificaram 41 imóveis com focos positivos e 58 depósitos com larvas do Aedes aegypti. Os depósitos predominantes foram vasos, pratos, frascos com plantas e bebedouros para animais foram os mais comuns, representando 25 focos.
“Embora o índice geral tenha sido satisfatório, o Aedes aegypti exige atenção contínua. Estamos intensificando as ações em regiões que apresentaram criadouros e reforçando a orientação à população. O envolvimento de todos é essencial para evitarmos surtos de doenças no município”, destacou Cruzick.
Vacinação continua para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
A Secretaria de Saúde informa que a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos segue em andamento. A imunização é uma medida importante para combater o avanço da doença, que apresenta aumento nos casos registrados. Para a vacinação, é necessário apresentar o CPF e a carteira de vacinação.
A vacinação é uma das formas mais eficazes de proteção contra a dengue. Confira abaixo a lista de postos de vacinação:
• UBS Posse
• UBS Pedro do Rio
• UBS Itaipava
• UBS Araras
• UBS Vicenzo Rivetti
• UBS Itamarati
• Ambulatório Escola
• Ambulatório do HAC
• UBS Bairro da Glória
• UBS Retiro
• UBS Mosela
• UBS Quitandinha
• UBS Independência
• Centro de Saúde
• UBS Morin
Confira as ações para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypt:
– Não deixar água parada, como em recipientes, pneus;
– Não deixa a caixas d’água destampada;
– Faça a limpeza das calhas e caixas d´águas regularmente;
– Coloque areia nos pratinhos de plantas;
– Higieniza recipientes que armazenam água;
– Armazene garrafas de forma correta – tampados, com a boca ou gargalo voltados para baixo.