A coleta seletiva em Petrópolis está expandindo. O Hortomercado Municipal, em Itaipava, recebeu um novo ponto de entrega voluntária de coleta seletiva (PEV), instalado pela iniciativa privada. Dessa vez, o projeto contou com uma novidade: a parceria com a Ambipar Environment, que disponibilizou uma caçamba exclusiva para o descarte de vidro. Esse tipo de resíduo é um dos mais difíceis de se degradar no meio ambiente, sendo o que leva mais tempo para ser totalmente absorvido pela natureza, podendo levar até um milhão de anos para desaparecer.
A escolha do Hortomercado para a instalação do novo PEV, feita em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi estratégica e tem o objetivo de facilitar o descarte adequado de resíduos recicláveis na região. Isto porque o novo ponto de coleta não atende apenas os feirantes e artesãos da Feirarte, que geram grande volume de resíduos, mas também os moradores da região e aqueles que passam pelo local diariamente. Por ser uma área de grande movimentação, a expectativa é de que o ponto facilite o descarte correto e incentive a participação da população na separação de materiais recicláveis.
Em janeiro a iniciativa privada de Petrópolis havia instalado um novo ponto de coleta seletiva próximo à Cachoeira da Rocinha, área bastante frequentada em Secretário, e que enfrentava a falta de lixeiras e locais adequados para descarte.
O projeto já revitalizou 16 pontos de coleta no município, seguindo o modelo Lixo Zero. O primeiro foi instalado na região do Catobira em Itaipava, o segundo em Pedro do Rio. A iniciativa é conduzida de forma totalmente independente e sem fins lucrativos, organizada pela empresa Opensat e com o apoio da CRAS Madeira, ICMBio e APA Petrópolis, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). E neste ano de 2025, o projeto recebe apoio inédito da Comdep.