A Folia Imperial 2025 começa nesta sexta-feira (28) e com a festa algumas vias públicas sofrerão alterações no trânsito para a passagem de blocos, além de algumas linhas de ônibus que terão alteração nos itinerários. Desta forma, a CPTrans vai distribuir os agentes de trânsito por toda a cidade, organizando o fluxo de veículos.
“A maior parte desses eventos acontecem dias em que a circulação de passageiros do sistema de transporte público diminui. No domingo, na segunda e na terça-feira os ônibus vão operar em horário de domingo e feriados, o que já reduz o impacto das interdições. Alguns blocos vão percorrer vias públicas, que ficaram fechadas durante a passagem dos foliões. Outros seguem estacionados em alguns pontos específicos. São mudanças que foram planejadas pela CPTrans, visando o menor impacto possível no usuário do sistema de transporte público e que podem ser flexibilizadas, se houver necessidade”, destacou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
Confira:
Sexta-feira (28)
De sexta-feira até terça-feira, o Bloco dos Amigos faz a festa na rua Brigadeiro Castrioto, próximo à Mercearia Meira, na Provisória. Até segunda-feira, de 18h às 22h, e na terça, de 12h às 22h. Por isso, vai ter o fechamento da Rua Brigadeiro Castrioto próximo a Rua Aristides Ladeira. Com isso, as linhas 306 – Bairro Esperança e 323 – Ponte de Ferro (via Bairro Esperança) terão ponto no Largo da Provisória, próximo à Mercearia Meira.
Na rua Brigadeiro Castrioto, no Bairro Esperança, vai ter interdição no trecho final da via. O evento no local acontece também nos outros dias da folia, com interdições no mesmo trecho, de 14h às 22h. No mesmo dia, tem o desfile da GRES Império Petrópolis, que se concentra na praça da Inconfidência, no Centro Histórico, às 19h30 e depois segue pela rua do Imperador até o Obelisco. O desfile encerra às 21h. Nesse período, as linhas de ônibus que tem a rua do Imperador como trajeto serão impactadas.
As linhas destinadas ao atendimento das regiões do São Sebastião, Siméria, Independência, Valparaíso, Quitandinha, Retiro, Carangola, Corrêas, e Itaipava serão desviadas pela rua Floriano Peixoto a partir das 19h30. As que seguem o sentido Centro, com as linhas 173 – Alto da Serra, 175 – Alto da Serra (via C. Becker), 182-Siméria x Alto da Serra, 185 – Vital Brasil, 193 – Olga Catrioto (via A Alto da Serra), 649 – Quitandinha e 656 – Dr. Thouzet x Alto da Serra, terão suas rotas desviadas para a Rua Visconde do Bom Retiro, Aureliano Coutinho, Marechal Deodoro, Rua do Imperador e Paulo Barbosa a partir das 19h30.
Em Pedro do Rio, o evento da Império de Pedro do Rio acontece de 19h às 22h na Praça Joaquim do Nascimento Taboada e vai ter fechamento do trecho da Rua Eugênio Zanata. Com isso, a rua Carlos Canedo funciona em mão dupla. O evento segue até a terça-feira (4).
Sábado (1)
O Bloco Vai Dá M percorre a rua Marechal Deodoro, sentido Rua do Imperador ímpar até o Obelisco, depois segue pelo lado par da Rua do Imperador até Rua Nélson de Sá Earp e continua pela via até a Praça da Liberdade. O deslocamento acontece entre 16h e 20h. Nesse deslocamento, as vias serão interditadas e liberadas, na medida que o bloco avançar. Com isso, o ponto final centro da linha 10 – Terminal Bingen Executivo, na Rua Marechal Deodoro, passa a parar na plataforma da linha 100 – Terminal Bingen, no Terminal Centro. Também será alterado o Itinerário da linha 195 – Vinte e Quatro de Maio, no sentido centro, pelas ruas Teresa, Chile, Cel. Albino Siqueira, Rua Teresa, Padre Feijó, Dr. Sa Earp, Buarque de Macedo, Souza Franco, Caldas Viana, Imperador e Paulo Barbosa. Outra alteração é na linha 147 – Pedro Ivo, no sentido centro, a partir da rua Buarque de Macedo para rua Souza Franco, a partir das 17h. O bloco volta a desfilar na segunda-feira (3), quando as mesmas alterações se repetem.
Já o Bloco Pintando a Sete faz o percurso pela Av. Sete de Abril, Av. Roberto Silveira sentido centro, retornando na ponte em frente à Pç. Quatorze Bis, e seguindo novamente pela Av. Roberto Silveira sentido Av. Sete de Abril. O deslocamento acontece entre 16h30 e 21h. Com a interdição das vias, durante o deslocamento, as linhas destinadas ao atendimento das regiões do Bingen, Duarte da Silveira e Mosela, no sentido centro, a partir da Rua Paulino Afonso (Hospital St.Teresa), passam a ser desviadas para as ruas Francisco Manoel, Av. Piabanha, Padre Siqueira, Treze de Maio, Av. Tiradentes, Imperatriz e Imperador. No sentido bairro, a partir da Av. Ipiranga em frente a Catedral, o desvio passa pelas ruas Treze de Maio, Av. Piabanha e Carlos Gomes.
O Bloco Vai Quem Quer faz o percurso pela Pç. Clementina de Jesus (Travessa Prudente Aguiar), Rua do Imperador lado ímpar) até a entrada da Paulo Barbosa retornando pela Rua do Imperador (lado par) dispersando na Pç. Clementina de Jesus. O deslocamento é entre 19h às 21h. As interdições no trânsito farão com que as linhas sentido Bairro, que seguem para as regiões do São Sebastião, Siméria, Independência, Valparaíso, Quitandinha, Retiro, Carangola, Corrêas, e Itaipava, sejam desviadas pela Rua Floriano Peixoto a partir das 19h30. Já no sentido Centro, as linhas 175 – Alto da Serra C. Becker, 182-Siméria Alto da Serra, 185 – Vital Brasil Alto da Serra, 649 – Quitandinha e 656 – Dr. Thouzet Alto da Serra terão suas rotas desviadas para a Rua Visconde do Bom Retiro, Aureliano Coutinho, Marechal Deodoro, Rua do Imperador e Paulo Barbosa. Os pontos finais no centro das linhas 632 – Comunidade São Luiz e 633 – Comunidade do Neylor serão transferidos para a rua Paulo Barbosa, na altura do n° 256 , onde funcionam os pontos de ônibus das linhas executivas 070, 074, 077, 670 e 672.
A festa na Praça da Mosela vai gerar o fechamento de um trecho da rua Pedras Brancas, com isso a rua Mosela funciona em mão dupla (o evento segue pelos demais dias do Carnaval).
Domingo (2)
No domingo (2), o bloco Guerreiros da Vinte desce a rua Vinte e Quatro de Maio, tendo como ponto de concentração o ponto final do ônibus. O desfile acontece entre 10h30 e 14h30. Nesse período, a rua 24 de Maio fica interditada. Por isso, entre 10h30 e 12h30, a linha 195 – 24 de Maio terá como ponto final a entrada da Rua Nova. De 12h30 às 14h30, a linha 195 – 24 de Maio suspenderá o atendimento a Rua 24 de Maio.
No bairro Esperança, de 12h às 21h, tem desfile do bloco Tem Ki Ver, no Largo da Provisória, com fechamento parcial da rotatória no trecho (o bloco segue até terça-feira). Em Nogueira, o Bloco Intocáveis começa o desfile às 17h na avenida Braz Rossi, na entrada para o Lago de Nogueira, saindo em direção à praça de Nogueira.
O Banho à Fantasia do Itamarati interdita a rua Quissamã entre o posto de combustível no acesso à Pedro Elmer até o supermercado Bramil, de 13h às 17h. Com isso, as linhas 300 – Term. Corrêas via Quissamã, 330 – Term. Corrêas via Pedro Elmer e 340 – Term. Itamarati passam a ser desviadas pela Rua Pedro Elmer (ambos os sentidos) e a linha 310 – Spartaco Banal, opera com desvio pela Rua Bernardo de Vasconcelos (ambos os sentidos).
Terça-feira (4)
No Centro Histórico tem o Bloco do Caolho, com concentração na rua Alfredo Pachá e seguindo pela avenida Roberto Silveira, acessando a Padre Siqueira, Piabanha e acessando novamente a Alfredo Pachá. O bloco é de 11h às 13h.
Em Corrêas, tem o Bloco Secos e Molhados, que se concentra no Bar da Padaria, saindo para a Rua Vigário Corrêa até a Praça Luiz Furtado da Rosa. A Rua Vigário Corrêa funciona em mão dupla durante o período do bloco, de 11h às 23h. A rua em frente ao mercado Extra, no entorno da praça de Corrêas também fica fechada. Nesse período, a linha 606 – Alcides Carneiro, opera via Ponte Branca, em ambos os sentidos, a partir das 13h30.