Com o objetivo de oferecer atendimento médico para pessoas que enfrentam doenças de alta complexidade, a Secretaria Municipal de Saúde conta com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) com três equipes multidisciplinares e mais uma equipe de apoio, que atendem cerca de 60 pacientes por mês.
São pessoas que necessitam de cuidados especiais, como sondas e oxigênio e já passaram por internações recorrentes. 70% destes pacientes são encaminhados por hospitais da cidade e Postos de Saúde da Família (PSFs), mas o SAD também recebe demandas espontâneas da população com recomendação médica.
Longe do ambiente hospitalar, além do tratamento mais humanizado, o paciente também evita infecções hospitalares. As equipes principais de atendimento contam com médico, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem. Já a equipe de apoio é composta por nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo.
“Nós fazemos uma avaliação do paciente, de acordo com a necessidade de cada um. Assim, ele, muitas vezes, não precisa permanecer internado e longe da família. As equipes passam orientações aos familiares e fazem um acompanhamento semanal em casa. Desta forma oferecemos um tratamento muito mais humanizado”, explica a coordenadora do SAD, Alessandra Belerique.
A família que precisa de atendimento domiciliar para um paciente de alta complexidade pode entrar em contato pelo e-mail sadpetropolis@gmail.com ou comparecer à sede, localizada na Rua Montecaseros, 440, no centro. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.