Reconhecida pelos casarões e museus de diferentes temáticas, Petrópolis ganha mais uma atrativo neste mês com a inauguração do Museu do Gato, o primeiro no país dedicado a homenagear os felinos. O espaço que vai funcionar entre as ruas Raul de Leoni e Ipiranga, próximo a pontos turísticos como a Catedral, Casa de Petrópolis e Museu Imperial, será aberto ao público no dia 15 de março.
O Museu do Gato é uma iniciativa da artista plástica petropolitana Lucimere Mazurec, que conta com apoiadores e colaboradores, como artistas que estão doando seus quadros para fazer parte do acervo.
Lucimere é conhecida por suas criações que homenageiam pontos turísticos e históricos do município. E foi durante o Natal Imperial de 2024, tendo vendido muitas peças com gatos, que um turista a marcou ao abraçar seu quadro e dizer “valeu a pena vir a Petrópolis”. A partir daí, um sonho antigo foi tomando forma. “Pesquisei onde havia o Museu do Gato e descobri que só tinha em três países da Europa, então enxerguei uma oportunidade de trazer algo inédito para o país. Em apenas um mês e meio, a ideia foi ficando cada vez maior e ganhando corpo real”, lembra a artesã.
A proposta é integrar arte e o amor pelos gatos, em uma experiência única que começa modesta, mas deve ser ampliada ao longo dos próximos meses. “O Museu não é um espaço para gatos e nem com gatos, é um espaço em homenagem aos felinos, que contará com obras de arte, mural instagramável, sala do zodíaco, sala das curiosidades, sala das emoções, cantinho da saudade, entre outras atrações”, adianta Lucimere.
O museu vai funcionar sempre aos sábados, domingos e feriados. Já o ateliê de Lucimere abre as portas de terça a domingo, no mesmo endereço.
Serviço
Endereço: Rua Ipiranga, 222/B – Centro
Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitação nos dias 15 e 16 de março: de 10h às 17h, a cada hora certa
Ingressos: R$ 10,00 (à venda no local)
Mais informações: @omuseudogatopetropolis