No domingo (16), aniversário de Petrópolis, a companhia Teatro da Pedra leva o espetáculo mineiro Ọkàn ao Centro Cultural Sesc Quitandinha, para uma apresentação às 16h. A peça infanto-juvenil faz uma viagem pela ancestralidade, cultura e costumes afro-brasileiros.
Após mais de 100 apresentações pelo Brasil e passagem por festivais internacionais em São Paulo e Havana (Cuba), Ọkàn chega à região com uma história sensível e poética sobre identidade e pertencimento. Na trama, uma menina afrodescendente sente a proximidade da morte de sua avó e mergulha em uma busca pela origem e cultura de seus ancestrais africanos. O cenário, inspirado nas estações de trem do interior mineiro, ganha vida por meio de jogos corporais e da musicalidade vibrante que conecta a plateia à essência da narrativa.
A recepção calorosa do público tem sido uma marca das apresentações de Ọkàn. “É comovente ver como crianças de diferentes realidades se emocionam ao final do espetáculo, por se identificarem com as vestimentas das personagens, a religiosidade, a ligação entre avós e netas”,, comenta a atriz Elis Ferreira, que interpreta a menina afrodescendente.
Segundo o diretor do espetáculo, Juliano Pereira, essa forte relação de empatia entre a obra de arte e o público é o grande diferencial de Ọkàn. “As crianças percebem que a busca da personagem por sua origem é também a de cada uma delas pelas suas histórias, pelo seu lugar no mundo”, analisa.
Serviço
Local: Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
Data: 16 de março (domingo)
Horário: 16h
Ingressos: R$ 5,00 – R$ 15,00, à venda na bilheteria da unidade