Nesta semana, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) inaugurou o prédio João Miranda. A construção leva o nome do professor que por 24 anos fez parte da equipe da instituição e deixou um legado de ética e compromisso.
“Durante todo esse tempo o professor João Miranda foi um companheiro de todas as lutas, de todos os dias. Ele vivia as nossas conquistas, qualidades e vitórias, mas também as nossas dificuldades e as nossas inseguranças. Nós sempre refletimos sobre o papel de uma instituição de ensino no contexto social e durante muitos anos ele foi um dos interlocutores mais importantes para essa reflexão. Ele foi um professor sem reparos, um pesquisador apaixonado pela ciência e um mobilizador com um espírito comunitário”, disse a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, que destacou também o legado deixado pelo professor. Foi ele que iniciou os grupos de pesquisa, incentivou a iniciação científica e criou a 1ª Mostra de Trabalhos Científicos, evento que deu origem à Semana Científica, que em 2024 completou 30 anos.
O novo prédio vai abrigar a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, a Coordenação de Pós-graduação, a Coordenação de Extensão, a Secretaria de Registros Acadêmicos e o Núcleo Pedagógico.
Nessa nova estrutura foi instalado o Laboratório de Inovações Pedagógicas. O espaço tem a proposta de transformar a relação aluno e professor, baseando-se no diálogo e na inovação, para a melhoria das práticas pedagógicas. Segundo o pró-reitor de Ensino e Extensão, professor Abílio Aranha, o perfil dos alunos está mudando e por isso, é necessário que haja essa transformação.
“Nós já estamos chegando no primeiro quarto do século, e nós temos muita novidade. Precisamos estar de olho no futuro e nos reinventar o tempo todo para saber como será essa escola daqui para a frente. Hoje temos que tomar as decisões para esse tempo. Nesse momento nós estamos trazendo para cá um pensar pedagógico. É um desafio que nós trazemos para os nossos colaboradores para que a gente continue nessa trajetória de sucesso”, ressaltou Abílio.
Nesse contexto, para trazer mais integração e inovação foi criada a Coordenação de Inovação. “Essa nova coordenação estará de portas abertas para receber e propor ideias inovadoras, tanto nos processos já implantados, como para apoiar novas propostas já que pesquisa, desenvolvimento e inovação devem ser o carro-chefe de todas as instituições”, conclui a reitora.