Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) e coordenadora do Laboratório de Bioinformática do LNCC (LABINFO), foi eleita em 2025 Fellow da International Society for Computational Biology (ISCB). O prêmio reconhece os pesquisadores que se destacaram por sua liderança, pesquisa e contribuições na área de Biologia Computacional e Bioinformática.
Ela é a primeira brasileira a receber esse prêmio, sendo reconhecida como líder em Bioinformática no Brasil e desempenhando um papel fundamental na nucleação e expansão da pesquisa em genômica e bioinformática na América Latina.
Em suas pesquisas realizadas no LABINFO, Ana Tereza foi pioneira no sequenciamento de alto desempenho e no desenvolvimento de ferramentas computacionais e matemáticas para análises na área de genômica, com impacto significativo em diversas áreas, incluindo saúde humana e animal, agricultura, meio ambiente e biotecnologia. Além disso, Ana Tereza foi uma das fundadoras da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C) e teve um papel importante na formação de recursos humanos, consolidando o Brasil como uma referência na pesquisa global de Bioinformática.
Ana Tereza e outros premiados serão homenageados pela ISCB durante a conferência Intelligent Systems for Molecular Biology (ISMB)/ECCB 2025, considerada a principal conferência internacional da área.