A falta de sinalização eficaz e de infraestrutura de segurança na Estrada União e Indústria voltou a ser motivo de preocupação, após mais um grave acidente ocorrido recentemente, quando um carro colidiu violentamente contra um poste na altura da reta da Granja Brasil, deixando feridos. Desta forma, moradores de Itaipava farão uma manifestação neste sábado (22), às 10h, para chamar a atenção das autoridades para a série de acidentes de trânsito que tem ocorrido no local. Com faixas e cartazes de protesto e pedido de mais segurança, eles pretendem paralisar o tráfego por alguns minutos no trecho que fica em frente ao Mercadinho de Itaipava e o condomínio Granja Brasil.
A associação Unidos por Itaipava (UNITA) tem alertado sobre os riscos constantes nesse e em outros pontos da rodovia, onde a falta de fiscalização e a utilização indevida de espaços por condutores contribuem para o aumento da ocorrência de acidentes. Recentemente, o atropelamento de um casal de idosos e a morte de um casal de turistas, ambos quando atravessavam a faixa de pedestres, já havia acendido o alerta sobre a necessidade de soluções eficazes, como reforço na sinalização e a instalação de barreiras físicas para coibir manobras perigosas.
Como medida paliativa, a CPTrans instalou novos balizadores flexíveis na estrada União e Indústria, em um dos trechos de travessia de pedestres próximo à Granja Brasil, em Itaipava. A medida serve para inibir as ultrapassagens de motos.
Com a medida, as motos ficam impedidas de ultrapassarem os carros que param para dar a vez aos pedestres no local. Os balizadores foram instalados nos dois sentidos da via no trecho da reta de Itaipava.
No início do ano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) havia instalado balizadores no trecho entre o shopping Estação e o Terminal Rodoviário de Itaipava para inibir as conversões à esquerda.
E pela segunda vez, desde que foi instalado há duas semanas, o redutor de altura da ponte do Arranha-Céu em Itaipava, que liga a BR-040 à estrada União e Indústria, foi danificado por um veículo que desrespeitou a sinalização. O equipamento foi removido para reparos e reinstalado.