Neste domingo (30), às 17h, o Teatro Reynaldo Chaves, localizado no 4º andar da Escola de Música Santa Cecília, recebe a apresentação inaugural do projeto Concertos Quinzenais – Arte Diversa, com o Quarteto de Saxofones do Clube Musical 1º de Setembro. A entrada é gratuita, não existe necessidade de retirar os ingressos com antecedência e a capacidade do espaço é de 140 lugares.
A história do Quarteto de Saxofones do Clube Musical 1º de Setembro é marcada por inovação e resistência cultural. O grupo surgiu como uma iniciativa da tradicional Banda de Música do clube, que ao completar 115 anos, segue se reinventando. Composta por 30 músicos, a banda se originou no início do século XX, nas dependências da Companhia Petropolitana e após a pandemia de Covid-19, apostou na formação de pequenos grupos instrumentais para continuar suas atividades.
Foi nesse contexto que nasceu o Quarteto de Saxofones, atualmente formado por Alberto Magno (sax soprano), Elienai Maurício (sax alto), Hilton Miguel (sax tenor) e João Paulo (sax barítono), sob a direção musical e regência de Marcelo Vieira.
O repertório do concerto vai abranger uma diversidade de gêneros e períodos musicais, indo do erudito ao popular. O programa inclui obras como “Ainda Me Recordo”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda; “Birdland”, de Joe Zawinul; “Libertango”, de Astor Piazzolla; “The Pink Panther”, de Henry Mancini; “The Mission (Gabriel’s Oboe)”, de Ennio Morricone; além de peças de Ernesto Nazareth, Scott Joplin, Tom Jobim e J. S. Bach.
Serviço
Endereço: Rua General Osório, 192 – Centro
Data: 30 de março (domingo)
Horário: 17h
Entrada gratuita.