Cidade

Petrópolis registra mais de 300mm de chuva em 24h; Prefeitura decreta situação de emergência

A Prefeitura de Petrópolis decretou situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade neste fim de semana (sexta e sábado – 4 e 5/04). Em 24 horas, a cidade registrou mais de 300mm de chuva na região do São Sebastião; 296,81mm, no Independência; 295,81mm, no Alto da Serra e 248,2mm, no Chácara da Flora, de acordo com os pluviômetros do Cemaden Nacional. Foram mais de 90 chamados de deslizamentos, quedas de árvores, rolamento de blocos, problemas em vias, queda de postes, alagamento e outros.

“O principal motivo é conseguir recursos, principalmente do Governo Federal, para restabelecimento da cidade, que fui muito afetada, em especial nas regiões do Alto da Serra e Independência, mais afetadas pelas chuvas que excede a capacidade de resposta do município, comprometendo sua infraestrutura de atendimento à emergência e de recuperação”, ressaltou o prefeito Hingo Hammes.

O texto prevê a requisição de veículos, máquinas e equipamentos junto a empresas e entidades privadas e junto a órgãos da Administração Pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal; a arregimentação, recrutamento e contratação de pessoal para prestação dos serviços necessários, sejam voluntários ou mediante remuneração, conforme necessidade emergencial, além da compra de gêneros alimentícios e insumos para atendimento das necessidades imediatas das pessoas e famílias vitimadas pelas chuvas.

O decreto também prevê desapropriações de utilidade pública para garantir o atendimento da população. O texto completo da edição extraordinária (D.O.) será publicado no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br).

Defesa Civil desmobiliza 24 pontos de apoio

A Defesa Civil de Petrópolis informa que desmobilizou 25 pontos de apoio por volta das 19h deste sábado (5), após análise do cenário meteorológico. Continuam abertos 10 pontos de apoio, onde há famílias sendo atendidas.

Para receber alertas, cadastre o seu CEP enviando uma mensagem de texto para o número 40199. Também acompanhe as informações atualizadas pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Petrópolis.

O boletim meteorológico atualizará a previsão do tempo para a cidade, podendo ser acessado pelo link: www.petropolis.rj.gov.br/boletim.

Confira a listagem dos pontos de apoio desmobilizados:
1. E.M. Bataillard
2. Escola Santa Rita de Cássia
3. E.M. Johann Noel
4. E.M. Senador Mario Martins
5. Escola Paroquial São Pio X
6. E.M. Abelardo de Lamare
7. CEI Vila São José
8. Escola São João Batista
9. E.M. João Kopke
10. Escola Municipal Prof. Joaquim Deister
11. CEI Profª Anna Maria Nardi
12. CEI São José do Itamarati
13. Escola São Judas Tadeu
14. CEI Irmã Silvana
15. Escola Municipalizada Carmem Nunes Martins
16. CEI Oswaldo Cruz
17. E.M. Major Julio Frederico Koeler
18. E.M. Dom Pedro de Alcântara
19. Colégio Gunnar Vingren de Petrópolis
20. E.M. Paula Buarque
21. CEI Sérgio Fadel
22. CEI Vista Alegre
23. E.M. Robert Kennedy
24. E.M. Rosemira de Oliveira Cavalcanti
25. E.M. Theodoro Machado

Defesa Civil desmobiliza mais 10 pontos de apoio

A Defesa Civil de Petrópolis informa que às 21h, desmobilizou mais 10 pontos de apoio, após análise do cenário meteorológico. Continuam abertos 10 pontos de apoio, onde há famílias sendo atendidas.

Confira a listagem dos pontos de apoio desmobilizados:
1. E.M. Duque de Caxias
2. Escola São Cristóvão
3. Salão Paroquial São Paulo Apóstolo
4. Escola Municipalizada Pedro Amado
5. E.M. Geraldo Ventura Dias
6. Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória
7. C.E.I. Chiquinha Rolla
8. E.M. Odette Fonseca
9. E.M. Governador Marcello Alencar
10. E.M. Rosalina Nicolay

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).