Com a desmobilização dos pontos de apoio, as aulas na rede municipal retornam nesta segunda-feira (7). Todos os órgãos da Prefeitura também funcionam normalmente a partir de segunda.
A Defesa Civil recebeu de sexta-feira (04/04) até a manhã de domingo (06/04), 141 chamadas. As equipes da DC já vistoriaram 102. Não há registro de vítimas.
As equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) já atuaram em cerca de 30 pontos da cidade com serviços como retirada de árvores e galhos, limpeza de ruas, desobstrução de vias e recolhimento de resíduos em conjunto com a Águas do Imperador e órgãos do Governo do Estado.
Para a limpeza e desobstrução das vias estão sendo usadas 35 máquinas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ), que desde o início do verão tem um núcleo avançado na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, também está atendendo as ocorrências em parceria com as equipes da DC.
O Governo do Estado enviou 600 colchões, mil garrafas de água, 400 kits de material de limpeza, 900 litros de água, 100 travesseiros, 100 cobertores, 100 fronhas e 100 lençóis. Todo material foi enviado para os depósitos da Secretaria Municipal de Assistência Social e distribuídos, conforme necessidade, para os pontos de apoio.
Chamadas:
Deslizamentos, quedas de árvores, rolamento de blocos, problemas em vias, queda de postes, alagamentos e outros.
Principais vias interditadas:
Até o momento são 3 vias interditadas:
Primeiro de Maio, Centro
Rua do Pontilhão, Lopes Trovão
Rua Rio Grande do Sul, Quitandinha
Transporte público: Linha 101 – Rocio sem operar por um trecho de sete quilômetros. O ônibus está manobrando próximo à uma padaria, pouco antes do haras.
Fornecimento de energia elétrica e água:
Nas ruas Rio Grande do Sul, no Quitandinha, Inocêncio Cleveland, na Castelânea, e Morro da Oficina, no Alto da Serra, o abastecimento de água foi interrompido por conta de deslizamentos. De acordo com a concessionária Águas do Imperador, os reparos necessários foram executados na manhã deste domingo e a previsão é de que o abastecimento seja normalizado durante a noite e madrugada de segunda-feira (07/04).
De acordo com a concessionária de energia Enel, cerca de 3.3 mil clientes estão sem fornecimento em Petrópolis, o que corresponde a 2% dos clientes da distribuidora na cidade. Equipes estão nas ruas para restabelecer o serviço nesses pontos.
Situação atual: Céu nublado, com chuva fraca a moderada.
Previsão para as próximas horas: Céu encoberto com chuva fraca a moderada.
Maiores acumulados na última hora:
– Quitandinha Duques: 4,6mm (Cemaden RJ)
– Independência: 4,4mm (Cemaden RJ)
– São Sebastião-Vital: 4mm (Cemaden RJ)
Maiores acumulados em 24h:
– Quitandinha Duques: 40,4mm (Cemaden RJ)
– Independência: 31,12mm (Cemaden BR)
– Alto da Serra: 26,1mm (Cemaden BR)
Maiores acumulados em 72h:
– São Sebastião-Vital: 371,6mm (Cemaden RJ)
– Independência2: 356,34mm (Cemaden BR)
– Alto da Serra: 352,55mm (Cemaden BR)
Maiores acumulados em 96h:
– São Sebastião1-Vital: 375,2mm (Cemaden RJ)
– Independência 2: 357,73mm (Cemaden BR)
– Alto da Serra: 352,75mm (Cemaden BR)
Estágio operacional: Observação
Recomendações da Defesa Civil:
A Defesa Civil reforça a importância de que moradores em áreas de risco mantenham atenção redobrada:
– Não permaneça em locais interditados;
– Não transite por áreas alagadas/inundadas;
– Esteja atento a sinais de deslizamentos.
Em caso de emergência, ligue para o número 199.