Cidade

Trechos da estrada União e Indústria vão passar por intervenções

Na última semana, uma equipe de engenheiros da Companhia de Trânsito e Transportes (CPTrans), junto com técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vistoriou três pontos, em Corrêas, Bonsucesso e Pedro do Rio, que vão sofrer intervenções para melhorias no trânsito na estrada União e Indústria. Os técnicos avaliaram as modificações necessárias para que os projetos possam ser executados.

Em Corrêas, a modificação prevista é a criação de uma nova alça de acesso ao terminal de Corrêas. “Hoje, os ônibus fazem a conversão à direita e aguardam o fechamento do sinal para cruzar as duas pistas, gerando retenção os dois sentidos. Com a mudança, quem vai passar a fazer a conversão à direita é o fluxo principal da via sentido distritos. Assim, apenas a faixa sentido centro passa a parar para o acesso dos ônibus ao terminal”, explicou a diretora de projetos da CPTrans, Márcia Kraus.

Em Bonsucesso, algumas mudanças estão previstas para a rotatória que dá acesso à BR-040. Entre elas, a criação de uma terceira faixa para os veículos que vem da BR-040 e que seguem sentido centro. “Uma modificação para reduzir o tempo de espera e dar mais fluidez para quem segue não apenas para o centro, mas também para o distrito de Itaipava”, disse a diretora de projetos.

Já em Pedro do Rio, as mudanças estão focadas no reordenamento do fluxo, especialmente no trecho onde fica o DPO da Polícia Militar no distrito. Além desses três pontos, também foram avaliados outros locais, próximo ao acesso à rua Carvalho Júnior, Corrêas, no acesso à Nogueira e também na Posse. Nesses locais ainda será feito um levantamento topográfico para avaliar a viabilidade de projetos nesses locais.

“Agora o próximo passo será dado pelo DNIT, que vai avaliar as solicitações que nós fizemos hoje e fazer as readequações necessárias nos projetos”, destacou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.

A UNITA – Unidos por Itaipava considera positivas as primeiras intervenções, mas destaca que elas ainda não contemplam a totalidade das demandas que vêm sendo debatidas com o poder público nos últimos meses. A associação já apresentou, por meio de seu grupo técnico de trabalho — formado por arquitetos e engenheiros voluntários — propostas detalhadas que incluem melhorias na sinalização, estrutura de retornos, readequação de pontos de travessia, solução para os bolsões d’água em dias de chuva e ampliação da presença de agentes de trânsito nos horários de pico e em períodos de eventos.

“Recebemos com entusiasmo a notícia da vistoria e da decisão por novas intervenções na União e Indústria. É um avanço que confirma a urgência que sempre apontamos. Agora, o que precisamos é de celeridade para que as obras saiam do papel. O tempo joga contra a mobilidade, a economia e, principalmente, a segurança da população”, afirma Alexandre Plantz, presidente da UNITA.

Para a UNITA, o momento exige decisões rápidas e um plano operacional mais amplo, que considere as urgências já apontadas há meses pela associação, como o risco iminente na ponte do Arranha-Céu, estrutura colapsada, e a ausência de conexões eficientes entre duas rodovias paralelas — a BR-040 e a própria União e Indústria.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).