A partir desta quarta-feira (23), as temperaturas entram em declínio em Petrópolis e se estendem em queda nos primeiros dias de maio. Com mínimas de 13°C e máximas que não passam de 22°C, de acordo com o Climatempo, a cidade começa a viver antecipadamente o clima mais frio, o que tem animado turistas e impulsionado a rede hoteleira e gastronômica da serra. O feriadão de abril, por exemplo, bateu a casa dos 92% de ocupação na cidade.
A cidade já sente um crescimento na movimentação turística, especialmente em finais de semana, cenário que deve se manter com a chegada de eventos como o Rio Arquitetura & Design Connection e mais uma edição da feira Deguste.
“Essa combinação de clima ameno com eventos bem planejados e divulgados fora da cidade tem antecipado o fluxo turístico. A expectativa é de ocupação elevada já neste mês de maio, o que é excelente para todo o setor”, afirma Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau. Segundo ele, essa antecipação do frio traz benefícios que vão além do turismo: “É um ganho para toda a cadeia econômica, desde os hotéis e restaurantes até os pequenos empreendedores e prestadores de serviços. Aquece toda a cadeia produtiva”, analisa.
Eventos como a Festa de Portugal, Serra Wine Week, Arraiá do Amor, Bauernfest, Motofest, Festival de Inverno entre outros, também prometem movimentar a cidade durante o período mais frio do ano.