Nesta segunda-feira (28) estreia a mais nova novela da Rede Globo, “Dona de Mim”, que terá Pedro Fernandes no elenco. O ator petropolitano foi convidado pela autora Rosane Svartman para interpretar Peter na nova novela das 19h do canal, após ela ter conhecido seu trabalho numa peça de teatro. “Ela assistiu ao espetáculo que na época eu estava fazendo chamado ‘Meu corpo está aqui’, dirigido pela Julia Spadaccini, que falava sobre a sexualidade de pessoas com deficiência”, conta.
Na trama, Peter trabalha na padaria com o pai Manuel (Ernani Moraes) e é irmão de Danilo (Felipe Simas). Com leveza, ele vai lutar para furar a bolha familiar que não acredita em sua autonomia. “O maior desafio desse personagem é a naturalização do corpo com deficiência em diversos espaços. O Peter vai trabalhar muito na linha do humor para mostrar as dificuldades da relação com o pai e o irmão que ainda não o enxergam como um corpo que tem direitos. Através do humor, ele passa a naturalização das relações que ele quer conquistar. A gente vai ‘brincar’ com esse capacitismo na sociedade. O Peter lida de maneira natural com o seu corpo, diferente do pai e do irmão, que não acreditam muito em sua independência. Ele quer que as pessoas o enxerguem como um ser humano”, revela.
Com 33 anos de idade e 20 de carreira, Pedro começou a fazer teatro na escola e diz que já passou por essa fase que seu personagem vai passar durante a novela, de fazer a família e os amigos acreditarem que é possível. “Até então, por exemplo, para os meus pais era impossível eu, como ator, fazer uma novela na TV Globo e hoje estou estreando numa novela das 19h”, comenta.
Muito além do entretenimento, as novelas também cumprem um papel social importante. “A novela vai passar um recado para a sociedade que ainda não enxerga a pessoa com deficiência com a naturalidade que a gente merece. De forma pedagógica, vai educar o público para que a gente tenha uma sociedade igualitária, de todas as formas, e tenha acesso a todos os direitos que precisamos ter. Quando eu comecei lá atrás, eu não tinha referência de um corpo igual ao meu na mídia, como ator. Ter esse espaço na televisão é uma grande conquista, não só minha, mas de um público inteiro que ainda está à margem, como corpos com deficiência e pessoas LGBTQIAPN+, que ainda sofrem para conquistar esse espaço na sociedade”, finaliza o ator.
De acordo com a sinopse disponibilizada no Globoplay, “Dona de Mim”, com direção de Allan Fiterman, o encontro de uma jovem babá e uma criança solitária é o ponto de partida para uma novela sobre afeto, companheirismo, relações humanas e as diversas formas de maternidade. Pedro Fernandes se junta ao elenco que conta ainda com Clara Moneke, Juan Paiva, Tony Ramos, Cláudia Abreu, Armando Babaioff, Camila Pitanga, Humberto Morais, Giovana Cordeiro, Haonê Thinar, Rafael Vitti, Giovana Lancellotti, L7nnon, Marcos Pasquim, Marcello Novaes, Aline Borges, Suely Franco, Bel Lima, Pedro Henrique Ferreira, Faíska Alves, Cyda Moreno, Nikolly Fernandes, Vila Melo, Cecília Chancez, Adélio Lima, Hugo Resende, Felipe Simas e Ernani Moraes.