Fonte: ANTT
Na tarde desta quarta-feira (30) foi realizado o leilão para concessão do sistema rodoviário BR-040/495/MG/RJ, trecho que conecta Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ). O Consórcio Nova Estrada Real, formado pelas empresas Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A, Sociedad Anónima de Servicios Copasa e OHL Concesiones S/L, venceu ao oferecer 14% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio.
O projeto foi conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com o Ministério dos Transportes, e utilizou como critério de seleção o maior desconto tarifário. A proposta vencedora contempla um plano de investimentos, que totaliza R$ 8,8 bilhões, incluindo duplicações, faixas adicionais, vias marginais, túneis e passarelas, incluindo a conclusão da Nova Subida da Serra, entre outras melhorias.
Ao todo, estão previstos:
- 13,44 km de duplicações;
- 78,13 km de faixas adicionais;
- 11,7 km de ciclovias;
- 32 pontos de ônibus;
- 3 túneis;
- 12 passarelas;
- 1 área de escape;
- 5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs);
- Ponto de Parada e Descanso para motoristas profissionais, etc.
Além de melhorias na infraestrutura, a concessão trará benefícios operacionais, como o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático por meio de tags de identificação veicular.
O trecho concedido tem 218,9 km de extensão e compreende os municípios de Juiz de Fora, Simão Pereira, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis, Duque de Caxias e o Rio de Janeiro:
- BR-040/MG: de Juiz de Fora até a divisa com o RJ;
- BR-040/RJ: da divisa com MG até o Trevo das Missões, no Rio de Janeiro;
- BR-495/RJ: de Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ.
Dados econômicos da concessão:
- Investimentos previstos (CAPEX): R$ 5,178 bilhões
- Custos operacionais estimados (OPEX): R$ 2,876 bilhões
- OPEX total (com recursos vinculados): R$ 3,821 bilhões
- Empregos diretos, indiretos e por efeito-renda: estimativa de 130 mil vagas