Neste sábado (10), o premiado grupo de teatro Clowns de Shakespeare apresenta o seu mais recente espetáculo “Ubu – O que é bom tem que continuar!”, no Sesc Nogueira, às 15h. A entrada é gratuita.
Em cena, os personagens Pai Ubu e Mãe Ubu, do clássico texto “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, apresentam uma possível – e nada convencional – continuação da história. A direção e a dramaturgia são de Fernando Yamamoto. Compõem o elenco Caju Dantas, Diogo Spinelli, José Medeiros, Paula Queiroz e Rodrigo Bico.
Criada em parceria dos Clowns com os grupos potiguares Facetas e Asavessa, “Ubu – O que é bom tem que continuar!” é uma obra de rua e popular, que por meio do bom humor e da comicidade, propõe sérias reflexões sobre injustiças sociais, política e manipulação de informação. Sendo um possível desdobramento da narrativa de “Ubu Rei”, Pai Ubu e Mãe Ubu fogem da Polônia e chegam a um novo país com ares latino-americanos, a Embustônia. Num impulso maquiavélico, os personagens tornam-se rei e rainha e continuam sua saga insaciável e sem controle por poder.
A circulação do espetáculo no Rio de Janeiro é impulsionada pelo Edital Sesc Pulsar 2025.