Nesta sexta-feira (13), o espetáculo de dança “Uma dança para nossas histórias” se apresenta no Centro Cultural Sesc Quitandinha, às 20h. A obra aborda temas como negritude, masculinidade e gênero. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria da unidade.
Reunindo diferentes identidades no elenco, como mulheres trans, homens gays e cisgêneros, esses artistas se unem na criação de uma dramaturgia que entrelace o político, o afetivo e o identitário. Sendo assim, os bailarinos dançam não apenas ao ritmo da música, mas também das suas próprias histórias e vivências com a cidade, família, trabalho e amor. “Desejamos que através desses estímulos de músicas e danças populares, encontremos uma dança singular e plural para dividir e guardar nossas histórias”, destaca Diogo Nascimento, idealizador do espetáculo.
Surgindo de um processo colaborativo, a peça integra raiva, política, caos e discurso, tecendo uma narrativa coletiva. “Essa peça representa a minha vontade de promover um diálogo que desafia os preconceitos e as barreiras enfrentadas pelos corpos negros nas artes cênicas e o desejo de reunir parceiras e parceiros que a arte me apresentou”, explica.
“Uma dança para nossas histórias” celebra o encontro e a continuidade de artistas. É mais do que uma performance — é um diálogo aberto, uma experiência compartilhada, num espaço para reflexão e troca. “Desejo que o público seja abraçado por nossa criação e que saia refletindo sobre a importância em sermos protagonistas de nossas histórias”, conclui.