O Theatro Dom Pedro continua sem uma data de reabertura. Em janeiro deste ano, quando as obras foram retomadas, a previsão era de que o espaço ficaria pronto em seis meses, mas essa data foi prorrogada.
Segundo informações da prefeitura, “nesse momento, está sendo providenciada a instalação do sistema de ar condicionado, item que não constava na época da contratação da reforma e, por isso, foi necessário realizar uma licitação específica para isso.”
Ainda de acordo com o município, a licitação para o sistema de ar condicionado foi realizada no fim de maio e a empresa terá 90 dias para fornecer e instalar um sistema de ar condicionado tipo Chiller e aparelhos tipo Split. “A revitalização do Theatro D. Pedro será finalizada poucos dias após a instalação do sistema de ar condicionado”, informaram.
O local está fechado para obras desde 2019. Após pouco avanço nas intervenções em quase quatro anos, em 2023, a prefeitura fez o distrato do contrato com a empresa que era responsável pela reforma. Em janeiro deste ano, as obras foram retomadas. Além da restauração, o teatro ganhou elevador acessível e o anexo, com salas para aulas de música e dança, está sendo totalmente reformado.
O Theatro Dom Pedro foi inaugurado em dois de janeiro de 1933. No ano de 1998, o prédio foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A última reforma completa no espaço aconteceu em 2003.